TEMAS GERAIS

Morreu Otacílio José Coser, fundador do Grupo Coimex

O empresário, de 92 anos, deixa seis filhos e 13 netos.

Em 06/11/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Forbes/Reprodução

Morreu, no início da tarde desta terça-feira, aos 92 anos, em São Paulo, o empresário Otacílio José Coser, fundador do Grupo Coimex, um dos maiores grupos privados do País e que completa 70 anos neste mês. Ele estava internado no Hospital Sírio-Libanês e estava cercado pela família e amigos próximos. O corpo será velado no Salão Nobre do Ossel Memorial, em São Caetano do Sul, a partir das 10:00 horas desta quarta-feira, dia 06/11/2019, e a cerimônia de cremação ocorrerá às 17:00 horas no mesmo local. O empresário deixa seis filhos e 13 netos.

Com origem numa casa comercial de café capixaba, o Grupo Coimex tornou-se um dos maiores atores do país em infraestrutura e logística, tendo presença importante em comércio exterior – foi o maior importador de carros, via porto de Vitória, na época da abertura econômica do governo Collor – e participação em diversos outros setores da economia. Seu Otacílio, como era invariavelmente chamado, sempre esteve na liderança do Grupo Coimex, sendo que nos últimos anos presidia o seu Conselho de Administração.

Empresário aos 22 anos

Nascido em 1927, em Itaguaçu, no interior capixaba, Otacílio Coser fundou, em 1949, aos 22 anos, uma pequena corretora de café em Vitória, tornando-se com o passar do tempo um empreendedor de múltiplos negócios e consolidando uma das maiores tradings do país, envolvendo concessionárias de veículos, imóveis, agricultura, usinas de açúcar e álcool e serviços de logística. Mas não se apegava ao bem: montava o negócio onde via uma oportunidade e sabia se desfazer no timing certo quando a maré virava. Tinha uma máxima: “o primeiro prejuízo é o menor”, e levava ela a sério.

No início dos anos 90, já um empresário de sucesso e com 40 anos de atuação no Espírito Santo, Otacílio Coser decidiu entrar no negócio de importação de veículos, na época ainda embrionário. A primeira importação pelo Porto de Vitória, um teste com poucos veículos da Honda, aconteceu em 1992. A Honda e todas as montadoras entenderam na hora a eficiência da operação e, até 1995, 70% dos 370 mil veículos importados pelo país entraram por Vitória, quase a totalidade via Coimex, impulsionando os resultados do Grupo.

Grupo Coimex

Nas décadas seguintes, profissionalizou a gestão do Grupo Coimex e expandiu vigorosamente os negócios, que hoje envolvem diversas empresas nos setores de importação, geração de energia, infraestrutura rodoviária, infraestrutura portuária, logística de transporte e armazenagem, negócios industriais, financeiros, tecnologia e, mais recentemente, educação, todos eles administrados pela holding Coimex Empreendimentos e Participações Ltda. (Coimexpar).

Dentre as empresas componentes do portfólio de investimentos do Grupo Coimex, destacam-se a Cisa Trading, a Cia Energética de Petrolina, Rodosol, Tegma Gestão Logística, Cia. Portuária Vila Velha, SteelWarehouse Cisa, Coimex Capital Empreendimentos Imobiliários e empresas de tecnologia como 1Consórcio, Mycon e Drausuisse, além de uma participação no capital da Brisa em Portugal.