TEMAS GERAIS

Motoristas de ônibus fazem paralisação por salários atrasados

Trabalhadores do transporte coletivo cruzaram os braços nesta terça (8), em Vitória.

Em 08/01/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Divulgação

Motoristas de três empresas fazem uma paralisação de ônibus na Grande Vitória por causa de atrasos nos salários. O protesto começou às 3h da madrugada desta terça-feira (8) e segue no início da manhã.

As empresas são Grande Vitória, Serramar e Praia Sol, que atendem, principalmente, os municípios de Vila Velha e Serra.

Os trabalhadores da Grande Vitória disseram que o salário bateu na conta e que já voltaram ao trabalho, às 5h da madrugada. Nas demais empresas, a paralisação continua.

Oportunidade de Negócios. Seja um "Distribuidor Independente" da RACCO. Cadastre-se e receba informações: https://loja.racco.com.br/VIP/NEGOCIOEOPORTUNIDADE

O salário deveria ter sido pago na sexta-feira (4), segundo alguns trabalhadores.

O Valdecir Laurindo, que é um dos diretores do sindicato, disse que o atraso de salário é uma rotina dos trabalhadores. "Em dezembro, quase passamos o Natal sem dinheiro. Se o dinheiro entrar na conta, a gente libera. Não é um consórcio. Porque uma empresa paga e outra não".

São mais de 1ooo trabalhadores parados e mais de 450 ônibus fora das ruas, na Região Metropolitana, nesta manhã, segundo membros do Sindirodoviários. O sindicato das empresas não passou números.

Apenas dois ônibus do sistema 'Mão na Roda', que atendem pessoas em cadeiras de rodas, saíram das garagens. Os demais continuam parados.

VERÃO: Com as facilidades de pagar com segurança e receber os produtos em casa, cresce as expectativas do comércio eletrônico: https://www.raccoshop.com.br/compreprodutosracco/home

Moradores de Terra Vermelha, João Goulart, Novo México e de outros bairros de Vila Velha relataram falta de ônibus. Na Serra, moradores de Cidade Continental e Jacaraípe reclamaram.

A Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Espírito Santo (Ceturb-ES) disse que não comenta o caso porque é um problema com as empresas, mas vai cobrar uma explicação.

O Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GV Bus) foi procurado pelo G1 e disse que a paralisação é pontual e que atinge bairros de Vila Velha e da Serra. As empresas estão negociando com os profissionais.