TEMAS GERAIS

Motoristas do ES lotam cursos de reciclagem após lista de suspensos

Detran divulgou lista com mais de 40 mil carteiras suspensas, no estado.

Em 20/01/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A procura pelo curso de reciclagem de motoristas aumentou nos últimos meses nas autoescolas da Grande Vitória. A mudança aconteceu após o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) divulgar uma lista com quase 40 mil suspensões de Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH). O curso custa R$ 300,00 e é obrigatório para condutores suspensos. Quem for flagrado dirigindo nessas condições pode ter a habilitação cassada e vai ficar impedido de dirigir por dois anos.

Paulo César Gavazza é dono de um Centro de Formação de Condutores (CFC), na Grande Vitória. Ele contou que as salas estão lotadas e que a procura começou a aumentar em dezembro de 2014.

Gavazza acredita que muitos dos condutores estão com medo de ter a habilitação cassada em uma fiscalização. Ele contou que o curso tinha em média sete a oito pessoas e, agora, está com 17 alunos. "Estamos repassando alunos para escolas parceiras", disse.

A aposentada Ubiracy Cota contou que emprestou o carro para alguns amigos e eles cometeram infrações. "As multas chegaram em meu nome e eu tive a carteira suspensa, mas valeu a pena fazer o curso", contou.

Suspensão e cassação
O motorista tem a habilitação suspensa quando atinge 20 pontos na carteira ou quando comete alguma infração que tem como penalidade a suspensão imediata.

O condutor fica proibido de dirigir por um período que pode chegar a 12 meses.

Quem estiver com a carteira suspensa ou cassada não recebe nenhuma notificação, sendo necessário realizar a consulta junto ao Detran.

Fonte: G1-Espírito Santo