TEMAS GERAIS

Motos podem ser banidas de Hanói, capital do Vietnã

Cidade deve chegar a 6 milhões de motos. Governo quer reduzir trânsito e poluição.

Em 05/07/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Com um dos trânsitos mais caóticos do mundo, a capital do Vietnã, Hanói, pode banir das motos até 2030, de acordo com a agência Reuters. A previsão é que cerca de 6 milhões de motos circulem pelas ruas das cidades nos próximos 3 anos e, para diminuir o trânsito e a poluição, as autoridades aprovaram um plano para tirar os veículos de duas rodas motorizados das ruas.

Outro motivo seria o crescimento da classe média no país, que começou a comprar carros e as motos seriam um empecilho para fluir o trânsito nas ruas. O governo estudo retirar gradualmente as motos das ruas, limitando áreas de acesso.

No entanto, há preocupação com a viabilidade do plano. Os motociclistas argumentam que seria impossível de proibir as pessoas a utilizar um meio de transporte com o qual cresceram, especialmente devido aos precários transportes públicos da cidade.

O rápido crescimento econômico do Vietnã viu os rendimentos das famílias quadruplicar desde a virada do século. Um em cada dois dos seus 90 milhões de habitantes possui uma motocicleta, e as vendas de carros aumentaram 30% em 2016.

(Foto: HOANG DINH Nam / AFP)