CULTURA

Mucane exibe filme sobre a participação de mulheres no samba

O filme Damas do Samba traz um debate sobre a questão de gênero

Em 22/03/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Falar da história do samba e da participação feminina na construção de um dos gêneros musicais mais importantes produzidos no Brasil. Essa é a proposta do filme "Damas do Samba", de Susanna Lira, que será exibido nesta quinta-feira (22), a partir das 19 horas, no Museu Capixaba do Negro “Verônica da Pas” (Mucane), em sessão organizada pela Associação Gold.

O documentário apresenta um breve passeio pela história de algumas mulheres importantes para o samba, reverenciando e reconhecendo a sua força e a contribuição para a construção desse enredo.

"O filme 'Damas do Samba' traz um debate sobre a questão de gênero muito importante no mundo do samba que achamos pertinente ser abordada pelas sambistas capixabas, ainda mais no nosso Estado, que é campeão nos índices de violência contra a mulher", disse Diego Peruch, da Associação Gold e um dos organizadores da sessão.

Visibilidade

Para Diego, o documentário também é uma oportunidade de dar visibilidade à participação da mulher no processo de formação e criação da cultura brasileira. "A visibilidade pode contribuir para a desconstrução dos estereótipos machistas que inferiorizam o feminino e trazer uma nova perspectiva para o mundo da arte sob a ótica da mulher. A visibilidade da mulher nesses espaços também serve para inspirar outras mulheres".

Debate

Após a exibição do filme, acontece um debate sobre gênero e Carnaval /samba. "Apesar de existirem muitas mulheres nas escolas, percebemos que os cargos de visibilidade são todos ocupados por homens. Das quase vinte escolas de samba do Carnaval capixaba, apenas uma é presidida por uma mulher", finalizou Diego.

Debatedoras

Iamara Nascimento
Diretora do portal Viva Samba, compõe a equipe de idealização e promoção do Troféu Faisão de Ouro, que premia os melhores do Carnaval de Vitória. Também é diretora de Comunicação da Unidos da Piedade e atuou, entre 2009 e 2010, como diretora de Comunicação e marketing da Lieses. É funcionária pública e conselheira de Cultura de Vitória.

Fernanda Figueredo
Rainha de bateria da Mocidade Unida da Glória (MUG) há 16 anos. É musa da escola de samba carioca Acadêmicos do Salgueiro há 11 anos. Formada em Serviço Social, acredita que o samba é um importante elemento cultural na formação da identidade do povo negro brasileiro.

Any Cometti
Jornalista especialista em Carnaval. Mestranda em Mídia e Cotidiano pela Universidade Federal Fluminense (UFF), pesquisa a cobertura televisiva das escolas de samba do Rio de Janeiro. É repórter da Rádio Arquibancada, desde 2015. No Espírito Santo, foi ritmista da Unidos de Jucutuquara, integrou a comissão de frente da Pega no Samba, a harmonia da Andaraí, foi passista e destaque da Chegou o que Faltava e assessora de imprensa da rainha de bateria da MUG, Fernanda Figueredo. Também foi repórter dos jornais A Tribuna, Século Diário, Vitória News e da Rádio Universitária.

Serviço
Exibição do filme “Damas do Samba”
Quando: quinta-feira (22), às 19 horas
Onde: Museu Capixaba do Negro "Verônica Pas" – Mucane – Avenida República, 121, Centro
Aberto ao público