CIDADE

Mucane promove debate sobre leis e racismo estrutural em Vitória

Mucane vai discutir políticas públicas voltadas para a população negra.

Em 08/07/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Emaranhado Divulgação

O Museu Capixaba do Negro "Verônica da Pas" (Mucane) realiza, nesta terça-feira (9) e no dia 30 de julho, sempre às 19 horas, o evento "Diálogo Sobre as Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 (Teoria e Prática no Ensino)" e "Racismo Institucional - Estrutural" em Vitória.

Os encontros, idealizados pelo pedagogo do Mucane, Luiz Paulo Nunes, são voltados para os alunos do espaço, tanto do curso de qualificação profissional em dança afrobrasileira cênica quanto para os que participam das oficinas culturais, mas também são abertos para o público em geral.

O primeiro debate irá receber a mestra em Educação Jamilda Bento, que é estudiosa, pesquisadora e atuante na cultura negra em Vitória, além de coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-indígenas do Ifes – campus Vitória.

"Os diálogos vêm para encerrar o primeiro semestre e abrir o segundo, apresentando aos nossos alunos as políticas afirmativas no campo da educação. A proposta é vivenciar esse espaço em sua plenitude, entendendo a construção de políticas públicas em diversos campos, para a população negra", disse a coordenadora do Mucane, Thaís Souto Amorim.

Leis

A lei 10.639/2003 torna obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira nos currículos das redes de ensino. Já a lei 11.645 trata da obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.

Serviço

"Diálogo Sobre as Leis 10.639/ 2003 e 11.645/ 2008 (Teoria e Prática no Ensino)" e "Racismo Institucional - Estrutural"
Quando: terça-feira (9), às 19 horas
Onde: Museu Capixaba do Negro “Verônica da Pas”. Avenida República, 121, Centro Histórico
Aberto ao público

LEIA TAMBÉM

Ações de plantio de árvores na cidade de Vitória seguem a todo vapor

A cidade de Vitória está ficando mais verde. As ações de plantio de árvores seguem a todo vapor e várias locais recebem o trabalho da Gerência de Áreas Verdes (GEA/Semmam).

Na última sexta-feira (5), os técnicos fizeram o plantio de 20 mudas da espécie Ferruginea (Senna Siamea) na calçada do Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros, na Enseada do Suá.

A gerente da GEA, Giselle Guimarães, destacou que esse plantio faz parte do "Projeto de Arborização", que está sendo feito em vários pontos de Vitória.

O titular da Semmam, Luiz Emanuel Zouain, pondera que as árvores contribuem para a melhoria das condições de vida da população nos centros urbanos, pois proporcionam benefícios como bem-estar psicológico, sombra, redução da poluição sonora e do impacto da água da chuva, além de melhorar a qualidade do ar e preservar a fauna silvestre.

Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRASIL