ECONOMIA CAPIXABA

Mudança em PDU de Vitória vai ampliar comércio em bairros.

Nova legislação pretende estimular a mobilidade, economia e empregos.

Em 01/12/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Uma proposta de reformulação do Plano Diretor Urbano (PDU) pode ampliar as áreas de atividades comerciais dentro dos bairros de Vitória. O projeto da nova legislação pretende estimular a mobilidade e reduzir os deslocamentos por ofertas de serviços na capital. Prefeitura acredita que novos limites vão incentivar a abertura de empreendimentos comerciais.

O ‘Minha Vitória’ tem como proposta para os próximos 10 anos o aumento do tamanho máximo de 300m² para 600m² nos estabelecimentos de pequeno porte e baixo impacto, como farmácias, academias e padarias. Os limites serão diferenciados para supermercados, creches, igrejas e hotéis.

Empreendimentos de médio porte, como casas de festas, bancos e locadoras de veículos, por exemplo, passam a poder ocupar até 1.500m². Atualmente, a lei 6.705/06 estabelece para essas atividades o limite máximo de 600m².

"Isso estimula a economia, o desenvolvimento e empregos na cidade", afirmou a secretária de Desenvolvimento da Cidade, Lenise Loureiro.

Assembleias

Para saber quais são as regras por região, os moradores devem comparecer às assembleias, que acontecem em cada uma das nove regiões administrativas da cidade, de 5 a 14 de dezembro.

Durante os encontros, acontecerá a eleição dos delegados, que são moradores que se candidataram para acompanhar o processo de revisão até a aprovação da lei na Câmara de Vereadores.

O calendário das assembleias por região pode ser conferido no link http://www.vitoria.es.gov.br/noticia/moradores-vao-participar-de-assembleias-nas-nove-regioes-para-apreciar-pdu-21567

Liberação

Ilhas de Santa Maria e de Monte Belo, Centro, Horto e parte de Santa Lúcia, Praia do Canto e as principais avenidas da cidade, como a Reta da  Penha, Fernando Ferrari, Serafim Derenzi, Norte-Sul e Beira-Mar, possuem liberação de empreendimentos de qualquer porte, como hotéis, cemitérios e faculdades.

Do g1-ES