CIDADE

Mulheres em tratamento contra câncer ganham perucas em Serra

Cabelos foram doados em ação da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres.

Em 20/08/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Secom/PMS - Reprodução

Dez perucas serão entregues nesta quarta-feira (21), às 9h30, para mulheres em tratamento contra o câncer que são assistidas pela Associação de Apoio no Combate ao Câncer (AACC) de Vitória.

Todas as peças foram confeccionadas pela empresária Maria Núbia, que faz perucas há 20 anos. Ela realiza trabalho voluntário para a Associação de Apoio no Combate Ao Câncer (AACC), a Associação Capixaba contra o Câncer Infantil (Acacci) e o Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim, fornecendo perucas gratuitas para pacientes em tratamento contra o câncer.

COMPRE PRODUTOS RACCO PELO SITE

E a doação que será feita nesta quarta-feira é fruto de uma parceria com a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres de Serra (Seppom), que promoveu um Dia D de doação de cabelos no ano passado, no qual foram arrecadados, ao todo, 16 metros e 40 centímetros de mechas.

Voluntariado

Logo que ingressou no ramo das perucas, Núbia também começou a ser voluntária para ajudar mulheres que estão em um momento delicado, como o tratamento contra o câncer.

Ela conta que a primeira peruca que fez foi doada para uma mulher que descobriu que tinha câncer e não tinha condições de pagar pela peça. Então, vendo que o esposo dela tinha o cabelo grande, Núbia sugeriu ao casal que ele cortasse o cabelo para que ela pudesse fazer uma peruca e doar à mulher doente.

Serviço

Entrega de perucas na AACC

Quando: nesta quarta-feira (21), às 9h30

Onde: AACC - Av. Mal. Campos, 1033, Santos Dumont, Vitória

LEIA TAMBÉM

Prefeitura de Serra abre turma de EJA para pessoas em situação de rua

A educação é a chave para abrir as portas do mercado de trabalho e dar novas oportunidades de inclusão e crescimento para todos. E é na sala de aula que pessoas em situação de rua vão poder dar início a uma nova trajetória de vida. Isso porque 35 usuários do Centro Pop de Serra vão voltar aos estudos por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir desta terça-feira (20), quando será realizada a aula inaugural da modalidade. Esse primeiro encontro será às 14h e terá a presença do professor Norival Júnior, que vai ministrar uma oficina de afeto.

As aulas da EJA para pessoas em situação de rua serão todas as terças, quartas e quintas-feiras, no turno vespertino, na Igreja Batista de Jardim Limoeiro. Os encontros deste semestre vão focar no ensino da Língua Portuguesa, leitura e interpretação de texto, e Matemática. A partir do ano que vem as lições serão ministradas no Centro Pop, também em Jardim Limoeiro. O local já está passando por reformas para a construção de salas de aula.

“Dar acesso à educação é dar autonomia e cidadania para essas pessoas que estão em situação de rua. Muitos não concluíram os estudos e, por falta de qualificação, têm mais dificuldades para reingressar no mercado de trabalho, na sociedade e até em seu seio familiar”, afirmou a titular da Secretaria de Assistência Social, Elcimara Loureiro.

A coordenadora da EJA, Andrea Batista, explica que as aulas serão ministradas por professores da rede de ensino da Serra, das 13 às 16 horas, nos dias determinados. “É a primeira vez que esse tipo de projeto acontece em Serra. Por meio de oficinas pedagógicas acreditamos que conseguiremos inserir os alunos na modalidade da EJA, reintroduzi-los na escola e dar a garantia que todo cidadão tem de uma educação de qualidade. Além disso, a ação visa ampliar o leque de oportunidades para essas pessoas”.

Andrea ressalta que já existem moradores de rua inseridos em escolas públicas municipais, matriculados nas aulas regulares da EJA. "E o nosso objetivo é que todos os participantes desse projeto sigam pelo mesmo caminho". 

A iniciativa é da Secretaria de Assistência Social (Semas) em parceria com a Secretaria de Educação (Sedu).

Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRASIL