TEMAS GERAIS

Municípios da Grande Vitória discutem melhorias na política socioassistencial.

Equipes técnicas de assistência social da Grande Vitória participaram de encontro.

Em 25/02/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

As demandas da área de assistência social do município de Vitória foram apresentadas ao Governo do Estado nesta quarta-feira (24), na Casa do Cidadão, em Itararé, durante o encontro do Polo 1 (Metropolitana), que reúne toda a equipe técnica dos municípios de Vitória, Vila Velha, Fundão, Serra, Cariacica, Viana e Guarapari.

Os encontros do Polo 1 acontecem mensalmente. Desta vez, a reunião contou com a presença do secretário estadual de Assistência Social e Políticas para Mulheres, Rodrigo Coelho. O objetivo foi discutir a política, unificar a forma de trabalho, fomentar os serviços e garantir a transformação social para as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade.

Na ocasião, o secretário municipal de Assistência Social, Marcos Marinho Delmaestro, destacou que a rede socioassistencial de Vitória tem se tornado referência na Grande Vitória. "Vitória conta com uma rede socioassistencial muito bem estruturada, que serve de modelo para os outros municípios. Entretanto, apresenta uma grande demanda de seus serviços, oriunda de cidades vizinhas, que precisa ser diluída", disse.

No encontro, as equipes técnicas se dividiram por áreas (Atenção Básica e Atenção Especial) para discutir os desafios da Região Metropolitana. "É fundamental alinhar a política socioassistencial com os outros municípios do Polo 1 para que seja realizado o encaminhamento da execução dos serviços junto ao Governo do Estado", disse o secretário Delmaestro.

Saiba Mais

Vitória, ao lado de Vila Velha, Fundão, Serra, Cariacica, Viana e Guarapari, integra o Polo 1 (Metropolitana) do Colegiado de Gestores Municipais da Assistência Social do Espírito Santo (Cogemases). Na divisão realizada pelo Cogemases, os 78 municípios capixabas foram agrupados em 10 polos. O objetivo é fortalecer os serviços da assistência social e combater a pobreza no Espírito Santo.

Fonte: SECOM-PMV