CIDADE

Município de Vitória realizará III conferência pela diversidade

A conferência será realizada no dia 5 de outubro em Itararé.

Em 27/09/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Elizabeth Nader - Secom/PMV

Será realizada no dia 5 de outubro a III Conferência Municipal pela Diversidade de Vitória e as inscrições já estão abertas e podem ser feitas online. O evento será no auditório do Centro Integrado de Cidadania (CIC), mais conhecido como Casa do Cidadão, em Itararé, das 7 às 18 horas.

O evento atende uma determinação do decreto federal nº 9.453 e portaria conjunta do Governo Estadual de nº 9.453 de 31 de julho de 2019. O objetivo da III Conferência pela Diversidade de Vitória é avaliar a implementação, execução e propor diretrizes para a formulação de políticas públicas para a diversidade sexual e de gênero.

“A realização de uma conferência de Direitos é sempre uma celebração da democracia e da participação popular. A realização da Conferência de políticas para a população LGBT, em um cenário nacional de tantas violências e discriminações, reafirma o compromisso de Vitória com a promoção da igualdade e do respeito", disse o secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Bruno Toledo.

Segundo o coordenador de Políticas Públicas de Diversidade Sexual da Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Luís Felipe Dutra Avelar, a conferência é um momento importante de construção e reflexão coletiva das politicas de diversidade sexual e de gênero, nas diferentes instâncias de governo.

"É hora da sociedade civil apontar suas necessidades, especificidades e dizer da importância dessa construção de novas políticas a serem executadas. O poder público, nesse momento, junto a sociedade civil, vai acolher essas demandas, e viabilizar dentro do possível, ações e projetos a longo prazo", explicou.

Segundo o coordenador, a sociedade civil é essencial nesse processo. O tema da conferência, é a Garantia do Direito à Diversidade Sexual e de Gênero para Conquista da Democracia.

Confira a programação

07h às 08h20min - credenciamento e café da manhã.
08h às 08h10min - Mesa de Abertura.
08h10min às 08h40min - Plenária Inicial (Leitura e Aprovação do Regimento Interno).
09h às 12h - Grupo de Trabalho
12h às 13h - Almoço
13h às 15h - Grupo de Trabalho
15h às 16h30min - Plenária Final (Aprovação das Propostas do GT).
16h30min às 16h45min - Lanche
16h45min às 18h - Eleição de Delegados e Encerramento

Mais informações:
Telefone: (27) 3382-5471/ (27) 3382-6703, no horário de 12h às 18h.

LEIA TAMBÉM

Viradão Vitória: Cadastro de trânsito livre tem horário ampliado

O cadastro de trânsito livre para quem reside no perímetro em que acontecerão as interdições de trânsito durante o Viradão Vitória teve o horário estendido. O cadastro vai funcionar até sexta-feira (27), das 11 às 20 horas, na Escola Técnica Municipal de Teatro Dança e Música (Fafi), que fica na avenida Jerônimo Monteiro, no Centro.

Os interessados devem levar um documento com foto, documento do veículo e comprovante de residência. O Viradão Vitória 2019 ocorre das 18 horas de sábado (28) até as 20 horas de domingo (29), totalizando 26 horas de programação com diversas linguagens artísticas e manifestações culturais.

Interdições

Para garantir a segurança do público e organizar o trânsito na região, a Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) autorizou a interdição de vias. Das 21 horas do dia 27 às 6h do dia 30, estarão totalmente interditadas:

Av. Jerônimo Monteiro;
R. Henrique Novaes;
R. Sete de Setembro, entre a R. Basílio Daemon e a Praça Ubaldo Ramalhete (trânsito terá o sentido de circulação invertido na R. Basílio Daemon);
R. Coutinho Mascarenhas (em frente à Praça Ubaldo Ramalhete);
R. Barão de Itapemirim e a Praça Costa Pereira (entre as Ruas Dionísio Rosendo e Graciano Neves).

O fluxo de veículos no sentido rodoviária passará a ter os seguintes itinerários:

  • avenidas Vitória, Princesa Isabel, Governador Bley e Getúlio Vargas (o trânsito fluirá em mão-dupla no trecho entre a rua Gonçalves Ledo até em frente à escadaria do Palácio Anchieta);

  • avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, rua Alda Mª Lyra Vicentini, rua Governador José Sette ou ainda pela rua Josué Prado, convergindo à esquerda na avenida Princesa Isabel (seguindo o mesmo itinerário acima).

O acesso à Cidade Alta se dará por meio da rua General Osório e da rua Caramuru. O acesso ao Parque Moscoso e aos bairros adjacentes será por meio da rua General Osório e da rua Thiers Veloso.

O acesso para a Praça Costa Pereira pela Rua Treze de Maio estará fechado durante esse período.

Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRASIL