CIDADE

Mutirão de atendimento às microempresas em Vila Velha

Objetivo é estimular o empreendedorismo e as Micro e Pequenas Empresas.

Em 04/10/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Felix Falcão - Semcom/PMVV

Com o objetivo de estimular o empreendedorismo e as Micro e Pequenas Empresas (MPE) da cidade, a Prefeitura de Vila Velha desenvolveu uma série de ações de estímulo ao empreendedorismo, que ocorreu terça (1º) a quinta-feira (03).

Foto: Felix Falcão - Semcom/PMVV

Palestras e atendimento à população foram realizadas na manhã desta quinta-feira, no Polo de Moda da Glória.

“O Polo é constituído de mais de 6 mil CNPJs e isso é muito importante para o desenvolvimento econômico da cidade. Fortalecer e qualificar as pessoas que estão na Glória é um dos focos deste trabalho”, ressaltou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, André Almeida.

Lojista há 23 anos no bairro, Fernanda Mozine comenta sobre a importância da capacitação. “Esse tipo de palestra e a presença da Prefeitura é muito importante para gente. Hoje, três funcionários meus estão participando e essa orientação é essencial para o progresso e bom andamento dos negócios. Conhecimento na área é sempre importante”, ressaltou.

“Na semana da micro e pequena empresa é muito importante contar com essa parceria da Prefeitura, que entende a importância do comércio local, estimula e apoia”, comenta Aline Frassom, presidente da Uniglória.

A ação é uma parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Banco do Brasil e Uniglória.

Mais de 200 atendimentos

Já na Praça Duque de Caxias, um módulo de atendimento foi montado para orientar o cidadão sobre abertura de empresa, consultoria especializadas, entre outros serviços. Em três dias, foram realizados 200 atendimentos.

Vila Velha é o município do Espírito Santo que tem o maior número de microempreendedores. São mais de 35 mil, o que representa 16% de todos os microempreendedores do Estado, ressaltou o secretário municipal Andre Almeida.

“Só este ano, 5 mil foram formalizados. É muito importante a parceria com o Sebrae. Nos aproxima ainda mais desse microempreendedor, podendo qualificar e orientar, assim como os serviços oferecidos pelo Banco do Brasil de orientação ao crédito. Conectar a Prefeitura com esses grandes parceiros é fortalecer os laços empreendedores, mais pessoas vão se motivar a empreender, mais empregos serão gerados, mais renda, mais impostos e, consequentemente, melhores serviços serão prestados na cidade”, finalizou.

Pedro Rigo, superintendente do Sebrae-ES, comenta sobre a importância de se aproximar do empreendedor. “A ideia é estar cada vez mais perto do empreendedor e quem ganha com essa parceria é o cidadão”, ressalta.

Por sua vez, o gerente de mercado do Banco do Brasil, Cristiano Cardozo, acredita que a parceria vai fomentar a economia. “O intuito é estimular a economia, oportunizar recursos e gerar emprego”, ressaltou.

O intuito é apresentar soluções às Micro e Pequenas Empresas (MPE). A parceria visa auxiliar no planejamento empresarial das MPEs, fornecendo um atendimento especializado aos pequenos negócios na cidade, que correspondem à 16% das empresas do Espírito Santo.

LEIA TAMBÉM

Barramares recebe Festival Underground neste sábado (5)

Barramares recebe, neste sábado (5), a 6ª edição do Festival Underground. O evento tem como objetivo estimular a arte autoral por meio da apresentação de artistas e promover a discussão sobre a cena cultural local na região 5 de Vila Velha. O Festival será realizado a partir das 16 horas, na Avenida Califórnia, com entrada grátis.

Foto: Divulgação - Semcom/PMVV

A programação conta com shows musicais, slam de poesia, batalha de MC'S, graffiti, malabares, dança, debates, DJ's, entre outros. O projeto foi contemplado pelo edital 030/2018 da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e do Fundo Estadual de Cultura do Espírito Santo. O Festival ainda conta com o apoio da Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria de Cultura.

O secretário municipal de Cultura, Alvarito Mendes, destacou a iniciativa da Prefeitura de Vila Velha. “Foram 20 jovens dos bairros Ulisses Guimarães e Barramares beneficiados neste edital. Nós reputamos a iniciativa da Prefeitura, sendo muito importante porque consolida uma política de apoio à iniciativa dos jovens da nossa cidade, principalmente jovens de bairros de vulnerabilidade social”, afirmou Alvarito.