TEMAS GERAIS

Na Finlândia, Dilma prioriza educação, ciência, tecnologia e inovação.

Presidenta Dilma Rousseff chega a Helsinque para visita oficial.

Em 20/10/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A presidenta Dilma Rousseff chegou à Finlândia nesta segunda-feira (19) para sua primeira visita oficial ao País, na qual espera aprofundar a agenda bilateral em áreas prioritárias como educação, ciência, tecnologia e inovação. Nesta terça-feira (20), Dilma vai se encontrar com o presidente finlandês, Sauli Niinistö, com o primeiro-ministro, Juha Sipilä, e com empresários locais, além de visitar a Universidade de Aalto.

Os encontros da presidenta no país escandinavo também são uma oportunidade para ampliar o diálogo entre os dois países em temas da agenda internacional, como comércio e finanças, meio ambiente, mudança do clima e reforma das Nações Unidas. A Finlândia apoia o pleito brasileiro por um assento permanente em um Conselho de Segurança da ONU e os dois países coincidem na necessidade de promover a atualização das instâncias de governança global.

Segundo o embaixador do Brasil na Finlândia, Antônio Francisco da Costa e Silva, “a visita da presidenta Dilma à Finlândia é extremamente oportuna porque, desde o encontro dela com o primeiro ministro finlandês no Brasil, em 2012, eles haviam acordado dar especial prioridade à cooperação bilateral em matéria de educação, ciência, tecnologia e inovação, onde a Finlândia evidentemente tem um desempenho notável e reconhecido internacionalmente”.

Além do interesse em desenvolver ações conjuntas em educação básica e na formação de educadores, áreas de reconhecida competência da Finlândia, o Brasil poderá fortalecer parcerias existentes em biotecnologia e nanotecnologia, bem como explorar novas áreas de cooperação em temas como redes elétricas inteligentes, nos setores naval e de exploração offshore de petróleo, além de possíveis iniciativas em indústrias como as de papel e celulose e de telecomunicações

“Nossa aposta no relacionamento com a Finlândia, que é historicamente excelente, é de manter dando frutos relevantes para o Brasil em matéria de reforma do nosso ensino, de melhoria da nossa capacidade de inovação e empreendedorismo, sobretudo com maior conteúdo cientifico e tecnológico”, disse o embaixador.

Segundo ele, a Finlândia tem uma experiência relevante nessas áreas e tem também o desejo de compartilhar com o Brasil. “Um relacionamento baseado na confiança mútua que sempre existiu entre os dois países e que agora consegue, com base nesse relacionamento, nos oferecer frutos concretos”, afirmou.

Fonte: Blog do Planalto