EDUCAÇÃO

Na Índia, escola recebe mensalidade dos estudantes em plástico

A melhor maneira de transformar o mundo é através da educação.

Em 11/06/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

© Fotos: Akshar foundation

A melhor maneira de transformar o mundo é através da educação e é exatamente isso que uma escola na Índia vem fazendo. Localizada em Assam, a Akshar Foundation é uma escola modelo que aposta em um sistema inovador e revolucionário. E, carregar plástico – todos os dias, faz parte do currículo, que tem como objetivo propor uma educação interativa e viva, a partir dos próprios desafios que enfrentamos hoje no mundo.

Mazin Mukhtar – cofundador da escola junto de sua esposa, sempre teve este sonho e explica: “Nós dois já estávamos sonhando em começar uma novatipo de escola projetada especificamente para crianças em situação de pobreza.Formamos Akshar no mesmo ano em que nos conhecemos e começamos nossa escola, a Akshar Foundation, em 2016″.

Segundo a ONU, o plástico é o maior desafio ambiental do século XXI, o que explica a incrível iniciativa desta escola. Entretanto, o começo não foi fácil, o que obrigou Mazin a criar as ‘taxas escolares de plástico’: Quando começamos o centro de reciclagem, os pais não eram cooperativos no início.Então, nós criamos a ideia de “Taxas Escolares de Plástico” para obrigar os pais a reciclar.Na realidade, é mais como uma lição de casa obrigatória que serve para lembrar os pais de que a escola é totalmente gratuita, mas o mínimo que você pode fazer é nos ajudar e ajudar, enviando o lixo limpo e seco de casa”.

MÊS DOS NAMORADOS. COMPRE PELO SITE

Antes da escola ser inaugurada, a grande maioria das crianças trabalhava em pedreiras próximas, onde ganhavam cerca de U$2.50 por dia. Ao deixar o trabalho para estudar, a solução encontrada foi oferecer aos alunos mais velhos para ensinar os mais novos e, assim, pagando um salário a eles, que os permite de comprar lanches, papel e roupas. Um dos pilares de educação da Akshar Foundation é ensinar às crianças sobre os efeitos nocivos do plástico, como por exemplo queimá-lo, prática comum na região.

O plástico acumulado é usado para construir tijolos ecológicos, que misturados com cimento têm sido utilizados na construção de novos ambientes da escola. Entretanto, também faz parte do currículo inglês, matemática e ciências, mas na escola secundária, o currículo incorpora carpintaria, bordado, reciclagem, fotografia e, em breve, um curso de técnico solar mais desenvolvido. Literalmente, uma escola modelo!

Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRAS

Hypeness