TEMAS GERAIS

Navios começam a chegar ao Porto de Vitória em novembro

Presidente da Codesa, disse que a nova profundidade precisa ser reconhecida.

Em 03/10/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Os navios maiores só vão começar a chegar ao Porto de Vitória em novembro deste ano. A obra de dragagem foi entregue nesta segunda-feira (2), mas o presidente da Codesa, Luís Claudio Montenegro, disse que a nova profundidade precisa ser reconhecida e aprovada pela Marinha do Brasil.

“Já recebemos algumas homologações de alguns resultados. Agora, o que nós estamos encaminhando e já encaminhamos, inclusive, são os últimos resultados que fizemos nas últimas semanas”, declarou.

A entrega da dragagem aconteceu um dia antes do encerramento do contrato de serviço, que vence nesta terça-feira (3).

Segundo Montenegro, as novas profundidades do canal, dos berços e da bacia de manobra vão garantir o acesso de navios maiores, que vão representar um aumento de 30% na movimentação de carga no Porto de Vitória.

“A gente andou, historicamente, perdendo carga para outros portos e para outros estados. O Porto de Vitória passa, então, a contribuir também com essa competitividade, atraindo cargas para cá e aí trazendo um benefício econômico para toda a região”, disse.

O Porto de Vitória foi inaugurado em 1940. Hoje, opera com 30 tipos diferentes de carga, entre importação e exportação. Os navios mais carregados, no entanto, vão, primeiro, para o Porto de Santos, em São Paulo, onde é feita a divisão da carga em navios menores e, só depois, segue para o Espírito Santo.

Com a conclusão da dragagem, já foram fechadas linhas diretas com a Ásia, Europa e Estados Unidos. Uma vez por mês, por exemplo, são 600 contêineres para os Estados Unidos, sem precisar passar por outro porto.

(Foto: Reprodução/ TV Gazeta)