CULTURA

Neobambu recebe exposição fotográfica de Araquém Alcântara.

A mostra faz parte das comemorações dos 10 anos da empresa

Em 03/08/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Entre os dias 10 a 13 de agosto, a capital paulista sedia a exposição fotográfica de um dos ícones da fotografia no Brasil, Araquém Alcântara – percursor da fotografia de natureza no Brasil –. Sob curadoria e direção artista do renomado arquiteto Guilherme Torres, a mostra “O eterno rio que corre”, reúne dez fotos inéditas com imagens da natureza que simbolizam a transformação. As obras foram clicadas no Brasil nas últimas duas décadas e com tiragem limitada de 15 exemplares, além disso, as intervenções artísticas foram printadas por Clicio Barroso em papel inglês Canson, que possui durabilidade quase infinita.

A mostra é também uma homenagem à memória dos colegas de profissão, o cineasta Abas Kiarostami, falecido no mês de julho e também ao cinegrafista Mishio Oshino, morto tragicamente no Alasca, devorado por um urso, no ano de 1991. “A exposição é composta por imagens que buscam revelar o estado criador puro. Elas falam de nascente, água, rio, mar, chuva, árvore, bicho, homem e o fogo que desertifica, mas também transforma”, explica Alcântara.

Inspirado pelo derradeiro livro infantil escrito pelo fotógrafo e cineasta, Mishio Oshino, a obra intitulada como Nanook - também significaurso polar na linguagem inupiak - narra a história de um menino nativo, neto de caçador que, perdido em uma tempestade no Ártico é instruído pelo espírito do urso Nanook sobre as responsabilidades que terá de enfrentar no futuro. “Tanto Abas quanto Mishio entenderam e projetaram suas obras na direção do conhecimento mais profundo. Deles me vem a lição que inspirou a mostra, de que cada um de nós é uma expressão distinta da mesma unidade, parte de um tecido delicadíssimo que compõe o grande corpo da Terra. Para a natureza, não importa quem vive e quem morre, tudo é um constante nascer, morrer e renascer. ” Finaliza o fotógrafo.

Araquém Alcântara

 

Araquém Alcântara, 65 anos, é apontado pelos críticos como um dos precursores da fotografia de natureza no Brasil e um dos mais importantes fotógrafos em atuação no país. Desde 1970, dedica-se integralmente à documentação da natureza e do povo brasileiro. Priorizando a fotografia como expressão plástica e instrumento de transformação social, Araquém Alcântara é, hoje, um dos mais importantes artistas em defesa do patrimônio natural do país.

NOS Furniture

A mais original das marcas brasileiras, a NOS Furniture, apresenta coleções carregadas de personalidade e sem nenhum folclore carimbado em seu DNA. A companhia produz itens valendo-se da identidade brasileira sem alegorias ufanistas num mobiliário de grande apelo visual e forte acento urbano. A NOS Furniture é a tradução de um Brasil chic, moderno e multicultural.

NEOBAMBU

Há 10 anos a Neobambu trabalha para que toda a madeira utilizada na arquitetura e no design de interiores não saia de nossas florestas, mas de uma fonte rapidamente renovável, o bambu. Impulsionados pela demanda de projetos que visam inovação tecnológica e estética a empresa desenvolve constantemente novos materiais e superfícies, oferecendo ao mercado nacional de revestimentos materiais versáteis, naturais e modernos.

Guilherme Torres 

Com traços originais que passeiam das linhas de Barragan e Mies van der Rohe ao melhor dos contornos modernos brasileiros, como Vilanova Artigas, Guilherme Torres construiu um portfólio consistente que o colocou entre os mais expressivos criadores de sua geração. Um dos diferenciais de sua obra são o equilíbrio entre o rigor concretista do traço e a customização única dos interiores, ergonômicos e acolhedores, com forte acento autoral, notas lúdicas de seu imaginário pop e sui generis. Um compasso vibrante e à frente de seu tempo.

Neobambu

Showroom: Al Gabriel Monteiro da Silva, 1280 – Jd. América 

10 a 13 de agosto

Quarta a sexta: 10 às 19hs | sábado: 10 às 14hs

Fonte: Pack Estratégia de Comunicação e Marketing