ECONOMIA CAPIXABA

Número de empregos cresce mais de 80% no Sine de Vitória

No 1º semestre, foram 987 registros, contra 545 no mesmo período de 2017, diz MT.

Em 25/07/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Um balanço da Agência Municipal do Trabalhador mostra que o número de empregos registrados no Sine de Vitória aumentou mais de 80% no primeiro semestre de 2018. De acordo com os dados do Ministério do Trabalho, foram 987 registros, contra 545 no mesmo período do ano passado.

Outro dado importante é que o número de atendimentos no Sine teve um aumento. Ao todo, foram 21.060, contra 19.886 em 2017. Os encaminhamentos feitos também tiveram saldo positivo: 3.807, contra 2.930 no ano passado.

Na contramão, vêm os pedidos de seguro-desemprego, que teve uma queda nos seis primeiros meses de 2018: 2.705 registros, contra 3.488 no ano passado.

Aquecimento

De acordo com o gerente de encaminhamento ao Mercado de Trabalho do Sine de Vitória, Robson Brandão, os números mostram uma recuperação da situação financeira do País.

"Um dos termômetros da economia é a quantidade de emprego que é ofertada. E o que vemos é uma retomada lenta e gradual, mas podemos observar pelos dados que as empresas estão oferecendo mais oportunidades de trabalho", pontuou.

Qualificação

Robson lembrou ainda que o mercado busca cada vez mais um trabalhador qualificado, aquele que vai dar um retorno nesse período de contratação.

E a Agência do Trabalhador também realiza capacitação para o trabalhador. Em junho, foram iniciadas as turmas de informática básica para jovens atendidos na Casa da Juventude e no programa Adolescente Aprendiz.

Novas turmas

De acordo com a gerente de Qualificação do Trabalhador, Fabiana Santos, no segundo semestre, serão ofertados novos cursos de informática básica e informática avançada. "Essa era uma demanda que nós tínhamos, principalmente daqueles jovens e adolescentes que buscam acesso ao primeiro emprego e têm a informática como uma necessidade".

Fabiana explicou que, ainda este ano, serão ofertadas 965 vagas em diversos cursos de qualificação nas áreas de gastronomia, comércio, turismo, imagem e beleza, confecção/costura, construção civil, mecânica automotiva, comunicação e administração e gerenciamento.

Os cursos serão oferecidos por meio de uma parceria da Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid) com Sesi e Senac.

Oficinas

Também em 2018 serão realizadas oficinas nos telecentros para elaboração de currículo, como trabalhar na "nuvem" (ferramentas online), além de preparação de cartão de visita e como criar página nas redes sociais para divulgar seus serviços.

Foto: Elizabeth Nader - Secom/PMV