EDUCAÇÃO

No Dia Mundial da Criança alunos comandam ações na PMV

A ação envolveu crianças e adolescentes da rede municipal de ensino, em Vitória.

Em 21/11/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Estudantes da rede municipal de ensino de Vitória assumiram a gestão da cidade, conheceram espaços e projetos e apresentaram suas propostas e sonhos para oferecer uma vida melhor à população da capital.

Ao longo desta segunda-feira (20), eles tiveram uma agenda cheia de compromissos, participando efetivamente da gestão da cidade. A iniciativa fez parte da comemoração do Dia Mundial da Criança. Foram variadas as tarefas, conforme relatório abaixo:

Gabinete do prefeito

O Dia Mundial da Criança começou logo cedo, com os alunos Davi José Calazans, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Rita de Cássia Oliveira, no bairro Resistência, e Lara Rodrigues Felix, da Emef Eunice Pereira, em Jucutuquara, tomando posse por um dia no gabinete do prefeito Luciano Rezende.

Após tomarem posse, os estudantes seguiram para uma agenda com o prefeito no bairro Resistência, onde inauguraram o pátio da Emef Ronaldo Soares.

"Fiquei realmente feliz com esse pátio porque sei da importância que ele tem para as crianças e para os moradores do bairro. Os pais agora estarão seguros e tranquilos de que seus filhos têm um espaço para brincar e fazer outras atividades", comemorou Davi Calazans. Lara Felix também se disse satisfeita por companhar a entrega do pátio. "É muito bom porque as crianças vão ficar ainda mais felizes e animadas na escola".

Os alunos finalizaram juntando-se aos demais estudantes que participaram do Dia Mundial da Criança na reunião do secretariado, na sala de reuniões anexa ao gabinete do prefeito. Depois, receberam o livro "Gestão Compartilhada".

Secretaria Municipal de Obras e Habitação (Semohab)

Os estudantes José Marcos Costa Santos, da Emef Irmã Jacinta Soares de Souza Lima, na Ilha de Santa Maria, e Isabella Wagmaker Gonçalves, da Emef Suzete Cuendet, em Maruípe, fizeram a primeira parada com Sérgio Sá no Residencial Estoril. Depois, eles seguiram para o Museu Capixaba do Negro (Mucane) e caminharam pelas obras da Emef Alvimar Silva, em Santo Antônio. Eles ainda visitaram o Residencial Inhanguetá, entregue este ano pela Secretaria de Obras e Habitação.

Após uma parada para o almoço, a equipe e as crianças seguiram para o Parque Municipal da Fonte Grande para ver a finalização da reforma da sede do parque. "É um prazer imenso ter a presença de duas pessoas tão especiais com o José Marcos e a Isabella. Foi uma caminhada cheia de aprendizado", disse o secretário de Obras e Habitação e vice-prefeito, Sérgio Sá.

Isabella disse que nunca havia estado nos lugares visitados e que não sabia que a cidade de Vitória era tão grande. "Estou encantada com os lugares que visitamos. Eu não conhecia e não sabia que Vitória era desse jeito. O lugar que eu mais gostei de ir foi ao Parque da Fonte Grande. É muito bom ver que temos um lugar que cuida tão bem do meio ambiente", disse.

"Quando crescer eu quero ser engenheiro eletricista. Quero poder ajudar a fazer o que a Secretaria de Obras e Habitação proporciona para a população de Vitória", disse José Marcos. Ele contou ainda que a parte que ele mais se identificou foram as visitas aos residenciais entregues pela Prefeitura. "Gostei muito de ver o quanto a Prefeitura ajuda as famílias que moram em situação de risco ou em situação precária".

Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas)

O dia foi muito movimentado para os estudantes André Thiago Risperi, do 5º ano da Emef São Vicente de Paulo, no Centro, e Sara Pereira dos Santos, do 9º ano da Emef Rita de Cássia Oliveira, em Resistência. Eles acompanharam a secretária municipal de Assistência Social, Iohana Kroehling, em diferentes espaços e ainda participaram da rotina do gabinete, com assinatura de processos e outras ações.

"Estamos conhecendo muitos lugares novos e muitas pessoas. Dá para ver que o dia a dia da secretária é muito agitado", disse Sara. André gostaria que a programação se estendesse um pouco mais: "Estou aprendendo muito sobre a Prefeitura e o que é feito pelas crianças na Assistência Social", disse.

O dia para eles começou no Museu Capixaba do Negro (Mucane), que eles ainda não conheciam. Os dois gostaram muito do que viram. Depois foram para o Abrigo Institucional de crianças e lá almoçaram. "Eu já conhecia o abrigo. Foi muio bom voltar lá", disse André. No início da tarde, eles participaram da rotina do gabinete e viram como são feitos os relatórios e os convênios. "É muita responsabilidade", comentou Sara.

Eles ainda assistiram a aulas de capoeira, violão e de circo nos Cajuns de Santo André e de Nova Palestina (Circo); tiveram um momento de integração com os idosos no Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI) de Jardim da Penha e participaram da reunião do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (Concav).

Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semesp)

Os alunos Wesley Santos Sá, do 8º ano da Emef Maria Stella de Novaes, no bairro Grande Vitória, e Pâmela Cabidelli, do 8º ano da Emef Professor João Bandeira, em Consolação, foram secretários mirins da Semesp e acompanharam o titular da pasta, Wallace Valente. 

Ele apresentou aos estudantes escolinhas, projetos sociais, lei de incentivo ao esporte, equipamentos e setores da Semesp. "Esporte é o segmento mais justo do mundo. O esportista tem que saber lidar com a frustração. Não esqueçam dessa frase: nem sempre vocês vão ganhar ou perder. Mas vocês vão sempre aprender", disse Wallace Valente.

Wesley, que é jogador de vôlei, deu uma ideia: "Sugiro colocar mais barras de calistenia". Pâmela, que não perde uma aula de Educação Física em sua escola, gostou de saber da existência de tantas escolinhas: "Proponho colocar mais capoeira e judô nas escolas".

Eles ainda visitaram o Ginásio do DED, Centro Municipal de Vôlei de Praia, área de skate em Camburi e pista de bicicross e conheceram o projeto do Parque Zé da Bola. 

Secretaria Municipal de Educação (Seme)

Após um café da manhã com a titular da Seme, Adriana Sperandio, os estudantes Mirela Beatriz de Jesus Nunes, 11 anos, da Emef Tancredo de Almeida Neves, em Santo André, e Jeison Orlando Cabral, 11, da Emef Adelvani Sysesmundo Ferreira de Azevedo, em Jardim Camburi, visitaram o Mucane.

Em seguida, foram ao Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Silvanete da Silva Rosa Rocha, no bairro Comdusa. Na unidade, eles conheceram um pouco sobre o funcionamento do Cmei, visitaram seus espaços e conversaram com as crianças. Depois, foi a vez de inaugurar o pátio da Emef Ronaldo Soares, em Resistência.

No período da tarde, os alunos acompanharam a reunião do Comitê Gestor da Seme, em que participaram gerentes, subsecretárias e coordenadoras. Jeison e Mirela puderam compartilhar um pouco do que observaram nas agendas da manhã e algumas ideias para melhorar o dia a dia nas escolas municipais.

"Foi uma experiência incrível. Pude sugerir várias ideias, como construir uma horta no Cmei, aproveitar melhor os espaços das unidades de ensino, com mais atividades na biblioteca, sala de informática e também fora da escola. Também sugiro incluir capoeira como atividade cultural e esportiva", enumera Jeison.

Mirela também acredita que, dentro do possível, dá para melhorar ainda mais alguns aspectos da Educação municipal. "Foi bom acompanhar os trabalhos e ser ouvida. Demos muitas sugestões".

Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid)

O dia começou diferente para Kailany Nobre Sperandio, 15, e Lucas Loureiro, 15. Estudantes das Emefs Heloisa Abreu, em Bela Vista, e Padre Anchieta, em Ilha de Santa Maria, espectivamente, eles vivenciaram a rotina da secretária de Cidadania e Direitos Humanos, Nara Borgo.

Logo cedo, os dois tomaram café da manhã no Centro Integrado de Cidadania (CIC) Zumbi dos Palmares, mais conhecido como Casa do Cidadão. Lá tiveram uma pequena aula dos serviços oferecidos no espaço e informações sobre as atividades realizadas para as juventudes, população negra, público LGBT e políticas para as mulheres.

Os alunos também participaram de uma solenidade no Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) para o lançamento da Semana da Justiça pela Paz em Casa. Após o almoço, Kailany e Lucas fizeram uma visita à Casa da Juventude, em São Pedro, e também estiveram na abertura da campanha "16 dias de ativismo", em alusão ao combate à violência contra a mulher. Eles ainda participaram da marcha contra o extermínio da juventude negra, no Centro.

Para Kailany, a experiência foi muito positiva: "Não pensei que fosse tão corrido. Mas foi bom que conheci lugares que nem fazia ideia que existiam. São lugares que ajudam as pessoas", afirmou. Lucas também disse que ficou surpreso com a rotina de uma secretaria. "Achava que ela ficava só na sala fechada. Mas são muitas atividades na rua também. Foi muito gratificante representar os alunos", contou.

Secretaria Municipal de Saúde (Semus)

Os alunos Gabriel Poloni, de 10 anos, da Emef Álvaro de Castro Mattos, e Maria Eliza Silva dos Santos, 15, da Emef Edna de Mattos Siqueira Gaudio, em Jesus de Nazareth, foram recebidos com um café da manhã no gabinete e apresentados à equipe. Em seguida, participaram da reunião do Grupo Técnico de Urgência e Emergência, onde são discutidas melhorias para os pronto-atendimentos (PA´s).

Eles ainda visitaram unidade de saúde e o PA e conheceram o sistema de agendamento online de consultas. "Achei interessante o agendamento online e os critérios de prioridade. Bom ter lugar sem filas", disse Gabriel.

No Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), os alunos viram as larvas dos mosquitos Aedes aegypti no laboratório de análise. Também aprenderam sobre caramujos e conheceram o gatil e canil. "Achei bem interessante o que vimos na unidade e no PA. Nunca tinha visto as larvas também", disse Maria Eliza.

Para a secretária de saúde, Cátia Lisboa, esse foi um momento de troca de experiências. "Esse olhar do novo é genuíno". 

Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedec)

As ações de revitalização do Centro, como o restauro da Escola de Teatro e Dança (Fafi) e o Plano de Despoluição Visual, foram conferidas de perto pelos estudantes Evelyn Vieira do Rosário, da Emef Moacyr Avidos, na Ilha do Príncipe, e Juan Meireles Barcelos, da Emef Prof. Maria Stella de Novaes, em Grande Vitória. 

Eles também visitaram a Ponte Seca, que foi recentemente restaurada, além do Museu do Negro. Viram também os bastidores da reforma de calçada cidadã do campo do Vitória Futebol Clube, em Bento Ferreira, bem como a grandiosa obra do novo aeroporto. "Eles conheceram o que fazemos para gestão e organização da cidade”, afirmou a secretária de Desenvolvimento da Cidade, Lenise Loureiro.

"Muito legal conhecer o que acontece por trás da cidade. Tudo é projetado e planejado”, disse Evelyn, encantada. Já Juan ficou impressionado com o avanço das obras do aeroporto. "É tudo muito grande. Gostei do aeroporto e do acesso viário", afirmou Juan.

Secretaria de Gestão, Planejamento e Comunicação (Seges)

Os alunos Samira da Silva Barcelos, de 12 anos, da Emef São Vicente de Paulo, e Marcelino Lucas Nascimento Coura, da Emef Alvimar Silva, acompanharam a agenda do secretário Fabrício Gandini, como uma entrevista na rádio CBN sobre o "Confirma Vitória", a inauguração do pátio da Emef Ronaldo Soares, em Resistência, e reuniões com as comunidades de Santos Dumont e Jardim da Penha.

"Essa foi uma experiência única. Totalmente diferente de tudo que imaginava. Agora tenho outra visão de como é o funcionamento de uma secretaria da Prefeitura de Vitória", afirmou o secretário-mirim Marcelino.

"Foi um dia bastante diferente e cansativo. Tem que ter muito pique para aguentar essa agenda toda! Foi muito legal poder passar o dia inteiro com o secretário, amanhã vou ter muita novidade para contar para os amigos", disse Samira.

Além das atividades, os alunos foram atores por um dia e gravaram um vídeo sobre o aplicativo que está disponível para realizar pagamento dos parquímetros de Vitória.

Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu)

Os alunos Wanderson Guilherme Ventorim da Motta, da Emef Prof Regina Maria Silva, em Inhanguetá, e Inglidyane Neves Liltk, da Emef Irmã Jacyntha Soares de Souza Lima, em Ilha de Santa Maria, tiveram um dia cheio de novidades conhecendo os diversos grupamentos e atividades da Guarda Civil Municipal, além da estrutura da Semsu.

A primeira atividade foi uma visita ao Cmei Sinlair Philips, no qual agentes de trânsito da Guarda realizaram uma palestra educativa sobre o trânsito seguro. Logo após, a dupla conheceu os integrantes da equipe de educação da instituição e do Teatro de Bonecos, com todo o acervo de fantoches das diversas peças que são apresentadas pelo grupo.

Com o secretário municipal de Segurança Urbana, Fronzio Calheira, os alunos conheceram os procedimentos administrativos necessários para o funcionamento de toda a estrutura da secretaria e da Guarda, e os diversos programas da Prefeitura que combatem as causas da violência.

Os estudantes também visitaram a base da Guarda do Centro, a base dos agentes de trânsito e a Central de Videomonitoramento, onde puderam conhecer os mais de 200 pontos monitorados da cidade. Eles ainda tiveram a oportunidade de operar algumas das câmeras e acompanharam em tempo real o desenvolvimento de uma ocorrência policial atendida por agentes de trânsito.

Central de Serviços

A Central de Serviços recebeu Maysa da Silva Sacht, da Emef Professora Maria Regina Silva, em Inhanguetá, e Israel Pereira Paiva, da Emef Prezideu Amorim, em Bonfim. Depois de um café da manhã na sede da secretaria, onde os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura e os funcionários, os estudantes foram conhecer a rotina diária das equipes nas ruas.

No Romão, a Central de Serviços fazia a manutenção da rede de drenagem da escadaria da Bomba, em frente ao Colégio Salesiano. Em seguida, o secretário Leonardo Gonçalves levou os adolescentes até a obra de recuperação do pavimento da rua Francisco Rubim, em Bento Ferreira.

No bairro Nazaré, acompanharam a recuperação do meio-fio da rua Bruno Becacici. A recuperação do deque no bairro Jesus de Nazareth e a limpeza do monumento 360 graus, na Curva da Jurema, também foram inspecionados. "Aprendemos muito com essa experiência. Vamos implementar algumas sugestões que eles ofereceram", disse Leonardo Gonçalves.

Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam)

Os adolescentes Maria Eduarda Coradi Araújo, da Emef Aristóbulo Barbosa Leão, e Kauã Ponciano dos Santos, da Emef Marechal Mascarenhas de Moraes, ajudaram a plantar árvores no bairro Resistência, acompanhados do secretário Luiz Emanuel Zouain. Eles ainda conheceram a Unidade de Transbordo, localizada também em Resistência, onde tomaram café da manhã com os funcionários e conheceram toda a logística de coleta, transporte e destinação final de resíduos sólidos.

Após o almoço, foram recebidos no auditório do Centro Integrado de Apoio ao Cidadão (CIAC). No local
conheceram um pouco da atuação de cada gerência e ficaram encantados ao ver de perto um filhote de gambá que tinha sido resgatado no início da tarde. Luiz Emanuel também fez questão de dar uma pequena volta pela baía de Vitória para mostrar as ações desenvolvidas por mar.

"Hoje foi um dia que não vou esquecer nunca em minha vida. Até de barco, que nunca tinha andado, eu andei", destacou o eufórico Kauã. Para Maria Eduarda Coradi, que sonha ser ambientalista, conhecer as atividades e ações que são desenvolvidas na Semmam era tudo que precisava para incentivá-la a procurar os caminhos para a profissão escolhida: "Tudo aqui funciona de uma forma diferente do que imaginamos. Não temos ideia lá fora do esforço que as pessoas que trabalham aqui fazem para manter a nossa cidade limpa e em ordem", destacou.

O secretário Luiz Emanuel aprovou a medida: "Eu não tenho a menor dúvida que uma das principais ações para uma boa educação ambiental é formar a opinião dos jovens de hoje, que com certeza serão as pessoas que estão gerenciando o destino de todos nós em um futuro próximo", finalizou.

Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran)

Os alunos Gabriel Silva Dossi, da Emef Tancredo de Almeida Nevese, em São José, e Rosyele Alexsandra Bernardo Ferreira, da Emef Prezideu Amorim (Bonfim), participaram de um café da manhã na Emef Tancredo de Almeida Neves (São José). Depois, visitaram a Setran, no Ciac, para conhecer a Gerência de Fiscalização de Trânsito e de Infraestrutura Urbana e fazer um bate-papo com os responsáveis.

Após o almoço, os alunos fizeram uma visita à Central Semafórica e à Linha Verde. Também conheceram uma estação do Bike Vitória e conferiram as mudanças de sinalização com a implantação do projeto Zona 30 no Bairro República. Além disso, acompanharam os trabalhos do novo acesso que está sendo construído na Enseada do Suá, no entroncamento da avenida Nossa Senhora dos Navegantes com a rua Florentino Faller.

Secretaria Municipal de Cultura (Semc)

As alunas Letícia Simões Correa, da Emef Adão Benezathe, em Antônio Honório, e Ana Luíza Oliveira Lima, da Emef Adevalni Sysesmundo Ferreira de Azevedo (Jardim Camburi), visitaram o Mucane na parte da manhã.

Ainda foram ao Circuito Cultural e à Escola de Teatro, Dança e Música Fafi (sede temporária). À tarde, visitaram a Biblioteca Municipal, a Casa Porto das Artes Plásticas, a obra da Fafi e a Semc.

Foto: Carlos Antolini