CIDADE

Novas ambulâncias agilizam transporte de pacientes de Vitoria/ES.

A Prefeitura de Vitória renovou a frota de ambulâncias da Central de Transporte Sanitário.

Em 19/12/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A Prefeitura de Vitória renovou a frota de ambulâncias da Central de Transporte Sanitário (CTS) com a entrega de 11 veículos nesta sexta-feira (18), no estacionamento da Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

O objetivo é melhorar a remoção de pacientes com agendamento programado pelas 31 unidades de saúde para tratamento eletivo de hemodiálise, câmara hiperbárica, quimioterapia, radioterapia, fisioterapia e outros casos de urgência. Do total, duas vans são adaptadas para cadeirantes. As outras possuem capacidade para 14 lugares.

Sistema premiado

Ao avaliar a importância de renovar completamente essa frota de ambulâncias, o prefeito Luciano Rezende lembrou que, há 12 anos, quando ele era secretário de saúde de Vitória, houve a compra dos veículos que, agora, foram substituídos. "Quem mais ganha é a população, que pode contar com o melhor sistema municipal de saúde do Brasil, premiado pelas boas práticas nacional e internacionalmente", destacou.

Ele se referia ao levantamento realizado pela consultoria Urban Systems, que, este ano, em parceria com a revista Exame, mapeou mais de 700 cidades com o objetivo de definir as que têm maior potencial de desenvolvimento do Brasil. Com a nota 4,4, Vitória ficou no topo do ranking de saúde das cidades inteligentes por conta do prontuário eletrônico.

Implantado em toda a rede da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), o software "Rede Bem Estar" interliga os equipamentos (unidades de saúde, prontos-atendimentos, farmácias, laboratórios, consultórios odontológicos, centros de referência e de especialidades) em um único sistema.

Além disso, ele destacou que a capital foi premiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no concurso "Governarte: A arte do bom governo" com o mesmo projeto em abril de 2015.

Central de Transporte

A Central de Transporte Sanitário da Semus faz 175 atendimentos de segunda a sexta-feira e 120 nos finais de semana. Nos últimos três anos, houve 101.300 deslocamentos para o tratamento de usuários. Outros casos de urgência foram para pessoas com dificuldades de locomoção para realizar exames e consultas especializadas, revisão de cirurgias, altas hospitalares, antibioticoterapia e curativos de médio e grande porte.

Segundo a gerente de Regulação, Controle e Avaliação da Semus, Andrea Barbosa Alves, os veículos são modernos e vão transportar os pacientes com segurança, qualidade e conforto no atendimento. "A importância desse serviço para a população de Vitória é imensa porque contribui para a recuperação da saúde daqueles que precisam se deslocar para fazer seus tratamentos e não têm condições", declarou.

Foram investidos R$ 1.494.000,00, com recursos provenientes do Ministério da Saúde.

Divisão

A secretária municipal de Saúde, Daysi Behning, explicou como será a divisão dos novos equipamentos. "Duas ambulâncias foram destinadas aos Prontos-Atendimentos da Praia do Suá e de São Pedro e nove vans são para a Central de Transporte Sanitário da Semus. É uma conquista muito importante, pois sempre houve a preocupação em prestar um bom serviço a todos aqueles que dele precisam", finalizou.

Equipe

Criada em 2004, com o nome de Central Municipal de Ambulância, a atual Central de Transporte Sanitário conta com uma equipe de 56 servidores, entre motoristas, auxiliares de enfermagem, enfermeiras e suporte administrativo.

Com uma média mensal de 3.000 solicitações, os atendimentos são feitos diariamente para o tratamento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O funcionamento é de segunda a sábado, das 5 às 22 horas, e aos domingos, das 7 às 19 horas.

Homenagem

Na solenidade, houve entrega de certificado em homenagem aos servidores da CTS com mais de 10 anos prestados à Prefeitura.

Fonte:PMV