EDUCAÇÃO

Nove escolas seguem ocupadas e sem aulas no ES.

Quinze unidades voltaram às aulas, mas seguem com ocupação.

Em 16/11/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Nove escolas do Espírito Santo seguem ocupadas e sem aulas, na manhã desta quarta-feira (16), como informou a Secretaria de Estado de Educação (Sedu). Quinze unidades voltaram às aulas nesta manhã, mas continuam com algum tipo de ocupação.

Os ocupantes do colégio Ary Parreiras, em Vila Capixaba, Cariacica, na Grande Vitória, mostraram o espaço onde fazem as assembleias e a cozinha improvisada. Eles disseram que fizeram uma proposta, mas não conseguiram um acordo com a diretora da escola.

“Pedimos redução da carga horária das aulas, só que ela não aceitou, porque não pode mudar a carga horária na Sedu”, falou o estudante Marcelo Candeiras, de 18 anos.

A escola está ocupada há 19 dias e, por causa disso, 880 alunos seguem sem aulas.

“Provavelmente, vai chegar até janeiro sem o ano letivo concluído. Minha flha e outros alunos que queiram estudar estão sendo prejudicados”, disse o pai de uma aluna Clodoaldo Clóvis Felizardo.

Já os estudantes que ocupam a escola Clotilde Rato, em Bairro de Fátima, na Serra, prometeram sair na segunda-feira (14), mas, quando a coordenação chegou ao local na manhã desta quarta, eles ainda estavam lá. Mesmo assim, as aulas aconteceram normalmente.

“A maioria que estava precisando de nota voltou a estudar. Vai dar para agilizar algumas coisas, para a gente não ficar estudando no final do ano”, falou a estudante Emanuelle Nery.

Os alunos que ocupam a escola não tiveram autorização da coordenação para falar com a reportagem.

Desocupação
No colégio estadual Renato Pacheco, em Jardim Camburi, Vitória, as aulas voltaram e as ocupações terminaram. Dez dias letivos terão que ser repostos aos sábados e em dezembro.

Além desta, outras cinco escolas foram desocupadas nesta quarta-feira, na capital. Isso porque uma decisão da Justiça Estadual expedida na tarde de sexta-feira (11) determinou que os alunos que estão em ocupações nas escolas de Vitória não poderiam ficar nos locais fora do horário letivo. Desta forma, eles não podem dormir nas ocupações.

Fonte: g1-ES