CIDADE

Novembro Azul com programação durante o mês em Vila Velha

Neste sábado (09), haverá um ciclo de palestras sobre prevenção e detecção.

Em 07/11/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação - Semcom/PMVV

A campanha Novembro Azul, movimento mundial para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, está com programação variada em Vila Velha.

Neste sábado (09), a partir das 7 horas, com apoio da Prefeitura de Vila Velha, haverá um ciclo de palestras sobre prevenção e detecção precoce do câncer de próstata, realização de exames de sangue (PSA) e digital (toque retal), na Fundação Clínica Carmen Lúcia, localizada na Barra do Jucu.

Durante a semana, as unidades da Secretaria de Saúde de Vila Velha (Semsa) estão oferecendo aos usuários serviços de aferição de pressão arterial e de glicemia, distribuição de preservativos, testes rápidos para detecção de infecções sexualmente transmissíveis e rodas de conversa de orientação sobre a saúde do homem, entre outros.

O que é?

A próstata é uma glândula presente apenas nos homens, localizada na frente do reto, abaixo da bexiga, envolvendo a parte superior da uretra (canal por onde passa a urina).

A próstata não é responsável pela ereção nem pelo orgasmo. Sua função é produzir um líquido que compõe parte do sêmen, que nutre e protege os espermatozóides. Em homens jovens, a próstata possui o tamanho de uma ameixa, mas seu tamanho aumenta com o avançar da idade.

O câncer de próstata, na maioria dos casos, cresce de forma lenta e não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem. Em outros casos, pode crescer rapidamente, se espalhar para outros órgãos e causar a morte. Esse efeito é conhecido como metástase (fonte: Ministério da Saúde).

LEIA TAMBÉM

Servidores da Saúde comemoram bons resultados do Outubro Rosa

Os bons resultados alcançados no trabalho de conscientização das mulheres para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama foram comemorados por servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em razão da campanha Outubro Rosa.

Foram realizados mais de 8,3 mil procedimentos de mamografias e agendados outras mil consultas até o fim de 2019. No mutirão Fila Zero, sem marcação prévia, foram atendidas 1.589 mulheres e realizadas 2047 coletas de preventivo nas unidades de saúde no decorrer do Outubro Rosa.

Mobilização continua

O secretário municipal de Saúde de Vila Velha, o médico Jarbas Ribeiro de Assis Jr., frisou que a conscientização das mulheres não é só necessária, mas uma grande aliada dos profissionais da área da saúde, já que a ciência da prevenção e do tratamento desse tipo de câncer é uma das alternativas encontradas para se diminuir o alto número de mortes provocadas pela doença.

“O Brasil é um dos países com maior incidência de câncer de mama no mundo, porém com uma das menores taxas de mortalidade dessa doença. E isso mostra que estamos conseguindo diagnosticar essa enfermidade precocemente evitando óbito das pacientes.”, comentou.

Para Cristiane Paixão, referência técnica do Programa Saúde da Mulher da Semsa, é importante que as mulheres, sobretudo as que possuem idade entre 50 e 69 anos, não se restrinjam ao autoexame dos seios, mas busquem um especialista da área médica para se consultarem e se informarem acerca da saúde de suas mamas.

É importante destacar que, mesmo com o encerramento da campanha  “Outubro Rosa”, os exames de mamografias vão continuar sendo realizados, a partir da marcação de consultas  nas unidades de saúde do município. O Centro Municipal de Atenção Primária (Cemas) tem capacidade para atendimento de 1.120 pacientes por dia.