CIDADE

Novo complexo esportivo de Cariacica abre espaço para lazer

Antes era um ponto viciado de lixo, a partir de hoje 12, é lugar de lazer e esporte.

Em 12/07/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Cláudio Postay, Lucas Calazans e Higor Ribeiro - Secom/PMC

O que antes era um ponto viciado de lixo, a partir desta sexta-feira, 12 de julho, é lugar de lazer, esporte e, quem sabe, estímulo a novos talentos. É essa a expectativa com a inauguração da Estação Cidadania – Esporte de Cariacica (ECEC), no Parque o Cravo e a Rosa, em Nova Brasília.

Trata-se do primeiro complexo esportivo da cidade com modalidades olímpicas e paraolímpicas. O local dispõe para a população um ginásio poliesportivo, pista de salto e área de arremesso para a prática de handebol, voleibol, basquetebol, futsal, ginástica rítmica, judô, futebol e atletismo. Será possível também realizar atividades físicas orientadas.

COMPRE PRODUTOS RACCO PELO SITE

Há também academia ao ar livre com equipamentos em inox, campo de futebol de grama, quadra de areia e área de lazer com playground. O empreendimento é uma realização do governo federal com o município.
“Eu sabia que se a gente tivesse planejamento, o complexo ia acontecer caso houvesse verba para isso”, afirmou o prefeito Juninho ao destacar a importância de apresentar sempre projetos para o desenvolvimento da cidade.

Foto: Cláudio Postay, Lucas Calazans e Higor Ribeiro - Secom/PMC

Presença

Entre os presentes, estava Lelo Coimbra, secretário especial de Desenvolvimento Social, que veio como representante do ministro da Cidadania, Osmar Terra. “Não teve um momento em que não o vi (o prefeito Juninho) correr atrás das oportunidades que se apresentaram. Estamos diante de uma obra de qualidade e à altura das necessidades de Cariacica”, disse o secretário especial.

Foto: Cláudio Postay, Lucas Calazans e Higor Ribeiro - Secom/PMC

O ex-jogador de vôlei e campeão olímpico Emanuel Rego, secretário da Autoridade Brasileira de Dopagem (ABCD), também este presente e destacou sua ligação afetiva com as areias da grande Vitória e citou a importância da valorização do esporte. “Fico feliz de ver que o esporte faz parte dessa cidade. Eu sei que o esporte é transformação. ”

Também participaram a deputada estadual Janete de Sá e a ex-deputada estadual Luzia Toledo; os vereadores de Cariacica, liderados pelo presidente da Câmara César Lucas; além do corpo de secretariado de Cariacica.

Uma ausência sentida na solenidade foi a da senadora Rose de Freitas, que teve atuação fundamental nas conversas entre o município e o governo Federal para viabilizar a verba para a construção do Estação Cidadania. Devido a uma torção no tornozelo, ela teve que ficar imobilizada, impossibilitada de se deslocar.

Emoção

Entre os destaques da solenidade, a emoção do secretário Municipal de Esporte e Lazer, Edvaldo Erlacher, que chorou principalmente ao agradecer a sua equipe. “É desafiador trabalhar com gente, ainda mais pessoas tão diferentes. Mas aqui tem esporte, cultura, assistência social. Este lugar aqui estava impraticável, sujo. E agora está assim”, disse o secretário sobre o Estação Cidadania.

Carlos Sfalcin, servidor da Secretaria de Esporte, foi homenageado durante a solenidade, em nome de toda a equipe.

 

 

 

 

 

Foto: Cláudio Postay, Lucas Calazans e Higor Ribeiro - Secom/PMC

 

 

 

 

 

 

Foto: Cláudio Postay, Lucas Calazans e Higor Ribeiro - Secom/PMC

Homenagem a Ademar Cunha

A família do empresário capixaba Ademar Cunha também participou da solenidade já que o nome que deixou a família famosa entre os esportistas do estado foi o escolhido para dar nome ao ginásio localizado no complexo esportivo.

“Acho lindo e maravilhoso isso tudo. Meu pai dedicou a vida ao esporte amador. Eu não entendia essa paixão dele na época. Ele tirava da gente para ajudar as pessoas carentes, para ajudar o esporte amador”, lembra Ademar Cunha Júnior sobre o pai, que morreu em 2012.

Foto: Cláudio Postay, Lucas Calazans e Higor Ribeiro - Secom/PMC

Lazer para os netos

Não só de figuras políticas foi feita a solenidade. A população em geral foi conhecer o novo complexo esportivo. Entre eles. Dilson Ferreira, 55, morador de Nova Brasília que levou os netos para o local.

“Achei muito interessante a iniciativa do prefeito de fazer um centro como este em nosso bairro. As crianças que moram aqui necessitam de opções de lazer e de locais para que possam exercitar a prática do esporte. Trouxe meus netos hoje para que eles já possam se ambientar ao local. Gostei muito também da academia, que dá opção aos pais para frequentarem o local com seus filhos", afirmou Dilson.

Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRASIL