CIDADE

Novo sistema de Vila Velha foi apresentado para profissionais

Arquitetos, engenheiros e profissionais de diversas áreas participaram da apresentação.

Em 24/05/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Divulgação

Para informar sobre a mudança nos processos de gestão, a Prefeitura de Vila Velha realizou, na última segunda-feira (20), o 1º Workshop de Processos Digitais. Arquitetos, engenheiros e profissionais de diversas áreas participaram da apresentação do sistema digital, que tornará os processos e serviços mais transparentes e eficazes.

O evento ocorreu no auditório da Prefeitura de Vila Velha, em Coqueiral de Itaparica. “Quem participou, ficou contente com as modificações que trará mais transparência e agilidade para o processo, além de diminuir o prazo geral para as respostas das aprovações e o acompanhamento de processos para a sociedade de um modo geral”, explicou a secretária da Desenvolvimento Urbano, Caroline Jabour.

O consultor técnico do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (CREA-ES), Luis Fiorotti, contou que é “necessário todo o processo de informatização, uma vez que a Prefeitura de Vila Velha linka com o CREA com essa troca de dados”, disse.

Já a professora Maria Lucia dos Santos Mariano elogiou a mudança. “Muito bom esse workshop porque vai atender a população de Vila Velha sobre os projetos de obras. Quem não tem um celular na mão para adicionar o seu projeto? É um avanço e parabenizo a iniciativa da Prefeitura”, contou a professora Maria Lucia dos Santos Mariano.

O servidor público Jefferson Pimentel apresentou o projeto e destacou a importância de investir na virtualização dos processos. Segundo ele, o cadastro e licenciamento de obras através de autodeclaração dos profissionais agilizará o processo.

O intuito é proceder com vários workshops a serem realizados na PMVV e em outros locais de importância para os profissionais responsáveis, como CREA e Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Espírito Santo (CAU-ES). O 2º Workshop de Processos Digitais deverá ocorrer em junho.

MAIS NOTÍCIAS

Prefeito destaca construção de escolas e abertura de vagas no ensino

Pouco antes do início do desfile cívico-militar em comemoração aos 484 anos de história do Solo Espírito-Santense e ao aniversário de Vila Velha, o prefeito Max Filho ressaltou, em discurso, os amplos investimentos feitos pela atual administração na construção de novas unidades de Ensino. 

Foto: Felix Falcão - Semcom/PMVV

Os projetos executivos da Prefeitura de Vila Velha, voltados para a Educação, visam a abertura de cerca de 3,8 mil vagas na Rede Municipal.  

“Já estamos construindo as unidades municipais de Educação Infantil de Praia das Gaivotas, do bairro Alecrim e também em São Torquato. As obras da futura Unidade Municipal de Ensino Fundamental (Umef) de Barramares estão muito adiantadas. Esta escola deve ser entregue à população da Grande Terra Vermelha (Região 5) já em julho, apenas quatro meses após o início das intervenções", afirmou Max Filho.  

O prefeito também ressaltou que a Prefeitura de Vila Velha inaugurou, no início de fevereiro, a Umef Professora Leopoldina Conceição de Mattos, no Ibes, e que outros projetos de construção de escolas já estão licitados.  

"Já temos licitados os projetos executivos para a edificação de escolas em Jabaeté, Ulisses Guimarães e em São Conrado. Também já apresentamos os planos para edificarmos unidades de ensino no bairro Divino Espírito Santo, no Centro, em Jaburuna, em Terra Vermelha e Vale Encantado. Retomamos também as obras da Umef Gil Bernardes, em Alvorada", ressaltou o prefeito. 

Chuvas: fique atento à balneabilidade de praias e lagoas

A Prefeitura Municipal de Vila Velha divulgou os testes de balneabilidade referentes as amostras colhidas na segunda-feira (20). Segundo a avaliação, dos 14 pontos onde são realizadas as coletas, oito estão impróprios para o banho.

Foto: Felix Falcão - Secom/PMVV

São eles os impróprios: Praia de Ponta da Fruta, em frente à pracinha, Lagoa Grande na Ponta da Fruta, a Lagoa em Morada do Sol, Praia do Barrão na Barra do Jucu, Praia dos Recifes, Praia da Barrinha próximo à foz do Rio Jucu, Praia do Ribeiro na Praia da Costa e  a Prainha, no sitio histórico.

Um fator que influenciou diretamente no resultado de balneabilidade foi o período de chuvas intensas que caíram no município na madrugada do último final de semana. Com as chuvas, as águas do Rio Jucu se movimentam e trazem muitos microrganismos, o que deixa a água imprópria por período.

Realizado por meio da Coordenação de Recurso Naturais (CRN) da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). Placas indicativas estão por toda a orla, a verde significa “Própria” e a placa vermelha indica “Imprópria” para o banho. As trocas das placas são feitas a cada novo resultado.