TEMAS GERAIS

Nível do Rio Santa Maria aumenta, mas racionamento continua no ES.

Barragem Rio Bonito estava com 22% do volume, agora está com 25%.

Em 04/11/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O último boletim divulgado pela Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) apontou que as recentes chuvas ajudaram na recuperação do Rio Santa Maria da Vitória. No entanto, as regiões atendidas pelo rio na região Metropolitana, vão continuar com racionamento de água.

Segundo o diretor de engenharia da Cesan, Amadeu Wetler, a Barragem Rio Bonito que estava com 22% do volume total, agora está com 25%. E com as chuvas, o nível está subindo.

“O Rio Santa Maria começou ter uma recuperação essa semana, com o aumento das chuvas. Mas infelizmente, essa vazão melhorou depois da reserva de Rio Bonito. Então não tem como segurar essa água. Temos que usar a água para o abastecimento. Mas a água que chega no reservatório começou a melhorar. E como abaixo do reservatório já tem água, nós reduzimos, fechamos mais o reservatório, para que possa ganhar volume", afirmou.

Ao todo, desde o início da operação do plano de contingência, a Cesan obteve uma redução de 17% no consumo de água no sistema Santa Maria da Vitória.

Racionamento
O racionamento na região Metropolitana de Vitória começou no dia 22 de setembro porque os dois principais rios que abastecem a Grande Vitória estavam abaixo do limite considerado crítico.

No entanto, o rodízio no abastecimento de água para os bairros atendidos pelo Rio Jucu, foi suspenso no dia 7 de outubro. A suspensão aconteceu devido as chuvas que melhoraram as condições do rio.

Rio Jucu
O dique construído pela Cesan para facilitar a captação de água no Rio Jucu, em Vila Velha, começou a transbordar, depois da chuva que começou nesta terça-feira (1). Esse é mais um rio que abastece a região.

Com o transbordamento, o ambientalista Eduardo Pignaton disse que a região de Terra Vermelha corre risco de alagamento, caso haja chuvas intensas no verão.

Já a Cesan informou que monitora o que chama de ‘ressalto hidráulico’ na captação de água do Rio Jucu e que o local é uma zona rural, área de alagamento histórico, natural de cheias e que não afeta os alagamentos na cidade.

Economia
Desde o início do plano de contingência no abastecimento de água para a Grande Vitória foram economizados 1,4 bilhão de litros de água, suficiente para abastecer a cidade de Serra por 32 dias (levando em consideração o consumo recomendado pela ONU de 110 litros por pessoa por dia), ou 109 mil residências por um mês.

A Cesan alerta que a situação dos mananciais ainda é frágil e a população deve fazer uso racional da água para gerar economia. Ao todo, desde o início da operação do plano de contingência, a Cesan obteve uma redução de 17% no consumo de água no sistema Santa Maria da Vitória, que abastece todo o município de Serra, a zona norte de Vitória, alguns bairros de Cariacica e Praia Grande, em Fundão.

O rodízio no abastecimento de água no Sistema Santa Maria da Vitória abrange uma população de 580 mil pessoas, residentes em 156 bairros.

Ao todo, são 193.445 unidades consumidoras na Grande Vitória. Para operar o rodízio, a Cesan agrupou os bairros em sete regiões distintas e a cada dia da semana uma região tem o fornecimento de água suspenso por um prazo de 24 horas, sempre a partir das 12h. Passadas 24 horas de interrupção, o sistema pode retornar ao normal em até 24 horas.

Fonte: g1-ES