TEMAS GERAIS

Obra do aeroporto de Vitória está 70% pronta.

Obra é de responsabilidade do governo federal e foi retomada em junho de 2015.

Em 05/05/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Depois de longos anos de espera, a obra do aeroporto de Vitória está 70% pronta, segundo informações da Infraero. Atualmente, 1.350 pessoas trabalham na ampliação do aeroporto, que promete ampliar a capacidade de circulação de pessoas em 154,5% por ano.

Hoje, o aeroporto da capital do Espírito Santo tem capacidade para atender a no máximo 3,3 milhões de passageiros por ano. Com o novo aeroporto, serão 8,4 milhões de passageiros por ano.

A obra é de responsabilidade do governo federal e foi retomada em junho de 2015. A previsão atual é de que seja concluída no dia 25 de dezembro de 2017. Ao todo, o investimento é de R$ 523 milhões e 500 mil.

Dentro da obra, foram instaladas duas usinas de asfalto e concreto que produzem 2 mil toneladas de asfalto por dia para atender a demanda da obra.

Confira quais são os principais pontos do novo aeroporto de Vitória e a situação da obra:

Pista

A nova pista terá 2 km e 58 metros de extensão e 45 metros de largura. Ao lado dela, será plantada grama, um espaço de escape das aeronaves.

A espessura da nova pista chama a atenção, porque é formada de várias camadas de asfalto. Segundo a Infraero, são 30 centímetros de asfalto e 40 centímetros de material granular (espécie de areia compactada com brita e pedra).

Em alguns pontos, foi preciso fazer um reforço no solo. Isso porque o lençol freático fica perto da superfície e para que a pista não cedesse foi preciso fazer um reforço com mais rochas.

Falta pouco para terminar a pista, que está com o asfalto praticamente finalizado. A nova pista vai mudar a atual maneira como as aeronaves fazem os pousos e as decolagens. Os aviões vão chegar pela Praia de Camburi e vão sair em direção à Serra, virando à direita.

Pátio das aeronaves

Depois que os aviões pousarem, eles vão ficar parados no pátio das aeronaves. Tem espaço para 11 aviões, sendo que seis deles aeronaves vão desembarcar os passageiros pelas pontes de embarque. Uma delas já está sendo concluída. Ao todo, serão seis torres.

Terminal de passageiros

O terminal será maior que o atual, contando com dois andares. Ele terá capacidade de atender 8,4 milhões de passageiros por ano.

Área de desembarque

Na área de desembarque, vão ter cinco esteiras para pegar as bagagens. Essa parte está adiantada, e os trabalhadores da obra estão fazendo a parte de refrigeração. O piso também está pronto e protegido com um carpete. O material dele é de granito, comprado no Espírito Santo.

Área de embarque

O embarque dos passageiros vai acontecer no segundo andar. Escadas rolantes e dois elevadores panorâmicos ainda serão instalados no local.

Estacionamento

O estacionamento vai ficar ao lado do terminal de passageiros. A capacidade é para 1.590 carros. Ele ainda não está asfaltado, mas quando finalizar terá asfalto em toda a região.

O local está a aproximadamente 1 km de distância da Avenida Adalberto Simão Nader, que liga Goiabeiras a Praia de Camburi. Como o estacionamento está afastado da avenida, a expectativa é que não atrapalhe o trânsito na via.

Instalação de estabelecimentos no terminal de passageiros

Nesta sexta-feira (5), empresários estão sendo convidados pela Infraero para apresentar as oportunidades comerciais do novo aeroporto. Cerca de 70 pontos comerciais serão abertos no terminal. Hoje, a estrutura que funciona tem capacidade para 25 lojas.

Os pontos comerciais como lanchonetes, restaurantes e lojas serão licitados pela estatal. Segundo a Infraero, o atrativo é o potencial do novo aeroporto de receber mais passageiros.

Parcerias

Para investir nos aeroportos, a Infraero disponibiliza um site para que os empreendedores possam conhecer as possibilidades oferecidas pela estatal em seus aeroportos.

Além disso, a Infraero trabalha com duas formas de contratação:

  1. Concessão de uso de área sem investimento: dentro dos terminais de passageiros (varejo, alimentação, mídia e serviços) e áreas externas (Complexos Logísticos), com prazos de até 120 meses.
  2. Concessão de uso de área com investimento: nas áreas externas (hotel, centro de convenções, complexos logísticos, home centers e supermercados), com prazos de até 300 meses.

Outras informações também podem ser adquiridas pelo telefone 0800-722-0243.