CIDADE

Obras da nova avenida Vitória estão com 75% concluídas

Passados sete meses do início das obras, este é o quadro atual:

Em 15/05/2020 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Elizabeth Nader/PMV

As obras da nova avenida Vitória já estão 75% executadas, faltando cinco meses para a sua conclusão. A intervenção contempla a reabilitação da malha viária e a reurbanização do local, além da implantação de ciclovia e trabalho de microdrenagem.

Passados sete meses do início das obras, este é o quadro atual:

• Trecho 1 - Da entrada da avenida César Hilal até a região do Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo (CRC-ES): 80% concluídos;

• Trecho 2 - Da região do CRC-ES até o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes): 60% realizados;

• Trecho 3 - Da região do Ifes até a região do Colégio Estadual de Vitória: 90% executados.

Pontos de ônibus

Nos trechos 1 e 3, todos os pontos de ônibus estão funcionando normalmente, com acesso entre a calçada e a via, apesar da interdição da pista em obras. No trecho 2, apenas dois pontos de ônibus - de um total de 11 - estão interditados temporariamente.

O primeiro fica no sentido Praia do Canto-Centro, em frente ao posto Atlântica, e o segundo, em frente à Faesa, no sentido Centro-Praia do Canto. Nesses dois pontos interditados, há cones na calçada, cerquite de cor laranja para impedir o acesso à pista e a placa do ponto está coberta com uma lona preta.

Quando houver a necessidade de interditar outros pontos de ônibus, a equipe do Papo da Cidade fará um trabalho prévio de orientação aos usuários.

Intervenção

No total, estão sendo recapeados 2,6 km da nova avenida Vitória, que vai da Curva do Saldanha, no Forte São João, até o início da avenida César Hilal, em Bento Ferreira. Para a obra, serão investidos cerca de R$ 20 milhões do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa).

Compensação ambiental

Devido à necessidade de retirada de algumas árvores que estão doentes ou fora do alinhamento do canteiro, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) realizará a compensação ambiental por meio do plantio do dobro da quantidade de espécies que serão removidas.

Receberão os plantios de mudas as calçadas ao longo da extensão da avenida Vitória, bem como os bairros do entorno (que estão nas áreas de influência direta e indireta da via), especialmente Bento Ferreira e Bairro de Lourdes.

Todas as intervenções de interdição são realizadas pela Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran), que sinaliza o local. Agentes de trânsito da Guarda Municipal atuam na região para orientar motoristas e organizar o tráfego.

Trabalhos

A equipe do Papo da Cidade ainda atua ainda junto aos 82 funcionários - operadores de máquina, engenheiros e responsáveis pela segurança do trabalho - para orientar sobre as questões de segurança dos operários, pedestres e motoristas com o uso de equipamentos de proteção individual e a importância de manter as sinalizações na via. (Com informações da Prefeitura de Vitória)