CIDADE

Obras na Saúde é destaque em prestação de contas em Vila Velha

As contas são do 1º Quadrimestre de 2019 da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Em 28/06/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação - Semcom/PMVV

O pacote de obras e serviços na área da saúde pública em Vila Velha foi a tônica da prestação de contas do 1º Quadrimestre de 2019 da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), conforme exposição feita pelo secretário municipal, Jarbas Ribeiro de Assis Jr., durante a audiência pública realizada nesta quinta-feira (27) no plenário da Câmara de Vereadores, na Prainha.

MÊS DOS NAMORADOS. COMPRE PELO SITE

Imagem relacionada

Ele enfatizou os projetos e ações que estão em andamento neste ano como a construção de quatro novas unidades de saúde no município nos bairros Divino Espírito Santo, Vila Batista, São Torquato e Ataíde.

UPA de Riviera da Barra

Outra boa notícia anunciada pelo secretário foi a retomada das obras da Unidade de Pronto Atendimento de Riviera da Barra. A obra estava paralisada desde a gestão passada e se constitui na maior reivindicação das comunidades da Região 5 (Grande Terra Vermelha).

“Essa entrega prevista para o próximo ano vai desafogar o atendimento de urgência e emergência dos PA’s da Glória e de Cobilândia aprimorando o atendimento 24 horas no município”, pontuou.

Saúde mental

A retomada do processo de construção do Centro de Atendimento Psicossocial Infantojuvenil (Caps i – 2) de Jabaeté, outro projeto que estava paralisado, está entre as prioridades da gestão municipal para também ser entregue em 2020 ao custo de R$ 2 milhões. “Todas as seis unidades citadas têm prazo de entrega para o próximo ano”, confirmou o secretário.

Outra ação que mereceu destaque na audiência pública foi a inauguração dos Consultórios de Oftalmologia e de Audiometria que estão funcionando desde maio no Centro Municipal de Atenção Secundária (Cemas), para o atendimento de 900 pessoas por mês, além da entrega do segundo Centro de Atenção Psicossocial de Vila Velha (Caps II), em Novo México, para acompanhamento aos munícipes acima de 18 anos com transtornos mentais graves e persistentes.

Transparência

O documento de prestação de contas informa sobre os recursos aplicados no período na oferta de serviços de saúde, detalhamento sobre folha de pagamento de pessoal, contratos vigentes e realização de obras e melhorias das instalações físicas da rede.

A prestação de contas também aponta valores destinados para aquisição de equipamentos clínicos, odontológicos e construção de novas unidades de saúde, bem como quantitativos de exames e procedimentos clínicos, cirúrgicos e ambulatoriais realizados no período.

Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRASIL