TEMAS GERAIS

Obras no Canal vão aquecer turismo e pesca em Guarapari/ES.

Uma nova realidade para o turismo e a pesca de Guarapari.

Em 26/02/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Uma nova realidade para o turismo e a pesca de Guarapari, duas das atividades econômicas mais importantes do município. O reinício das obras de revitalização da orla do Canal de Guarapari, autorizadas nesta quinta-feira (25), pelo governador Paulo Hartung, representa novas perspectivas e oportunidades para os que trabalham nestas áreas, além de um espaço de vivência totalmente reformulado para a população.
 
A cerimônia de assinatura da ordem de reinício das obras foi realizada na Praça de Gratidão, no Centro. O local será todo reformulado, ganhará um novo abrigo de ônibus, bicicletário e um módulo de atendimento ao turista. A Avenida Pedro Ramos, que dá acesso ao tradicional Mercado de Peixe, será urbanizada. A via, além de contar com ciclovia ao longo de toda sua extensão, terá o seu Cais de Pesca remodelado.
 
O governador Paulo Hartung destaca a importância da obra, que vai valorizar a região e atrair turistas. "O projeto está muito bonito, moderno e dialoga com a força e potencialidades da região e, com certeza, vai atrair pessoas do país inteiro. Estamos trabalhando para avançar no formato de recepcionar os turistas em nosso Estado, com uma forma mais atrativa e conectada com a realidade que vivemos. Essa obra será importante para valorizar a atividade dos pescadores locais e fomentar o turismo do município", ressaltou o governador.
 
O comerciante José Dantas, que tem um atacado de venda de peixes, está otimista com a possibilidade de melhora no movimento do seu empreendimento, após a conclusão das obras de reurbanização no Canal de Guarapari. “Essa obra será fundamental para a colônia de pescadores”, resume. Ele lembra que o Canal de Guarapari e o Mercado de Peixe, além de fonte de renda, também são pontos turísticos do município.
 

 
 
Para o guarda-vidas Jorge Luis Sirilo, que mora na Praia da Areia Preta e utiliza a Avenida Pedro Ramos diariamente, a ciclovia que será construída facilitará o seu deslocamento até o trabalho. “A obra será boa não só para os pescadores, mas também para a população em geral”, afirma.
 
 
Guarda-vidas Jorge Luis Sirilo
 
Do outro lado da Ponte Jones dos Santos Neves, como parte do projeto, será reurbanizada a calçada da Rua Joaquim Augusto de Castro e o cais para atracação de embarcações de turismo e lazer, com tratamento de piso e áreas ajardinadas. Por lá, atracam as conhecidas escunas, que agora ganharão ainda mais visibilidade.
 
O presidente da Associação de Hotéis e Turismo de Guarapari (AHTG), José Renato de Andrade, lembra que uma obra de revitalização como essa movimenta toda a economia do município. “Essa obra será muito bem-vinda e importante para Guarapari, principalmente em épocas de crise, na qual precisamos de investimentos”, destaca.
 
O diretor geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES), Halpher Luiggi, destaca que o Departamento está investindo em obras estruturantes. “As obras na orla do Canal faz parte de um conjunto de intervenções que vão contribuir para o desenvolvimento do Espírito Santo”, disse.
 
As intervenções no Canal incluem, ainda, a remodelação completa das calçadas e canteiros, a implantação de ciclovias, bicicletários, lixeiras e bancos. Paralisadas desde 2014, serão executadas pelo DER-ES, com um investimento de cerca de R$ 42,9 milhões.