TEMAS GERAIS

Ocorrências com pipas deixaram mais de 77 mil clientes sem energia no ES.

Serra, Cachoeiro de Itapemirim e Linhares lideram o ranking de ocorrências.

Em 07/07/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Mais de 77 mil clientes ficaram sem energia elétrica, de janeiro a maio deste ano, por causa de ocorrências com pipas. É o que mostra o levantamento da EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo. 

Neste período, a empresa registrou 518 ocorrências e este número pode crescer nos próximos dois meses, com o início das festas juninas e a aproximação das férias escolares. Isto porque, de acordo com dados da Distribuidora, entre junho e julho de 2015, 166 mil pessoas tiveram o fornecimento interrompido por casos deste tipo, 46% dos 360 mil casos registrados no ano inteiro. 

Ao receberem o alerta, equipes da distribuidora são deslocadas para efetuar a limpeza da fiação e restabelecer o fornecimento de energia. “É importante que todos entendam o perigo de empinar pipas próximo à rede elétrica, por isso, os adeptos dessa prática devem sempre escolher parques, campos abertos e praças, para que a brincadeira continue divertida e segura”, diz Lino Pedroni, Gestor Executivo da EDP. 

Ranking de ocorrências com pipas e balões 

De acordo com o levantamento realizado pela Distribuidora, as cidades que registraram o maior número de casos, entre janeiro e maio deste ano, foram: 

  • Serra – 72 ocorrências e 18.851 clientes impactados
  • Cachoeiro de Itapemirim – 25 ocorrências e 18.127 clientes impactados
  • Linhares – 65 ocorrências e 8.066 clientes impactados
  • Vila Velha – 55 ocorrências e 7.102 clientes impactados  
  • Cariacica – 52 ocorrências e 4.382 clientes interrompidos

Para evitar interrupção no fornecimento de energia e riscos de acidentes, a EDP alerta sobre os perigos de empinar pipas próximo à rede elétrica: 

O uso de cerol (pó de vidro com cola) é proibido e pode acarretar em pagamento de multa pelo responsável. O cerol é um risco para motociclistas e pedestres e, também, oferece perigo no contato com a rede de energia.

Arremessar objetos na rede elétrica para o resgate da pipa pode causar graves acidentes. O “lança-gato” (pedra presa a uma linha) ou qualquer outro item condutor de energia não devem ser lançados sobre a rede;

Empinar pipas em locais como lajes e muros deve ser evitado. A proximidade com a rede elétrica aumenta o risco de acidentes;

É expressamente proibido invadir as subestações da EDP para recuperar pipas. Esses locais são energizados e somente pessoas autorizadas podem entrar nas estações.

Um acidente causado por descarga elétrica pode deixar sequelas como queimaduras e até causar a morte. 

Vale lembrar que, em caso de qualquer anormalidade na rede da distribuidora, os consumidores devem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente, por meio do telefone 0800 721 0707, que funciona 24 horas e com ligação gratuita.

Fonte: Ascom/EDP