EDUCAÇÃO

Olimpíada de Matemática premia 500 estudantes de escolas públicas.

Medalhas de ouro foram entregues para os alunos vencedores nessa segunda-feira (7).

Em 08/11/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A segunda-feira (7) foi um dia bastante especial para 500 estudantes. Eles receberam medalhas de ouro na Olimpíada de Matemática das escolas públicas.

Foram 18 milhões de inscritos na Olimpíada, que premiou os 500 melhores com medalhas de ouro. Jovens como João César Vargas, do 3º ano do Ensino Médio, que ganhou pela quinta vez. "A minha mãe levou uma prova de olimpíada pra eu fazer em casa e eu gostei pra caramba. Daí eu comecei a estudar mais para a olimpíada e eu fui nesse caminho", diz ele.

Outro vencedor, Tales Almeida, é um pouco mais novo. Tem 16 anos e está no 1º ano do Ensino Médio. "Muitas escolas, muitos lugares, vêem a matemática só como uma forma de avaliar o aluno, que vai dar uma nota no fim do bimestre, no boletim. Mas a matemática é mais do que isso, a gente utiliza ela a vida toda, me todo lugar, em todo momento". Tales e João moram em pequenas cidades no interior de Minas Gerais - a terra das minas de ouro parece que também é ouro em matemática. Foi o estado que teve o maior número de primeiros lugares na 11ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.

Das 500 medalhas de ouro distrubuídas, 151 foram somente para alunos de Minas Gerais. São Paulo ficou com 68 e Rio de Janeiro com 50.

Para o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), que organiza a olimpíada, o resultado aparece da união de professores preparados com alunos interessados e estimulados. "Uma parte do sucesso vem do talento inato, de uma certa vocação. Mas a matemática é uma forma de conhecimento que você tem que interagir com ela, você joga, você não recebe de forma passiva. Então, um bom aluno é o aluno que faz exercícios, que resolve problemas, que se interessa e que gosta daquilo que está fazendo", diz o diretor-geral do Impa, Marcelo Viana.

Fonte: Hora 1