CIDADE

Olimpíadas Vitória: atividades aproximam crianças de Tóquio

Ginastas fazem apresentação no encerramento das Olimpíadas no Castello de Mendonça.

Em 05/08/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação Seme/PMV

As crianças experimentam ginástica rítmica no Cmei Darcy Castello de Mendonça, em Vitória.

Já pensou em conhecer os esportes que são praticados nas Olimpíadas e nas Paralimpíadas de Tóquio e ainda ter uma demonstração de como praticá-los em casa? Para as crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Valdívia da Penha Antunes Rodrigues, que fica no bairro Santos Dumont, a imersão no clima olímpico foi um sucesso.

Junto à equipe pedagógica, a professora de Educação Física da unidade, Rafaella Mattos, preparou um projeto especial para os pequenos. Primeiro, foram apresentados todos os 46 esportes que compõem os Jogos Olímpicos. A demonstração ficou por conta das mascotes dos eventos, batizadas de Miraitowa e Someity, em vídeos animados.

Diante disso, a educadora produziu vídeos explicativos demonstrando maneiras de praticar os esportes em casa, de forma que os pequenos experimentem um pouco da vivência dos atletas que eles têm acompanhado pela TV. Além disso, por meio de atividades impressas e remotas, foi trabalhada toda a simbologia dos sinais que representam os jogos: a tocha e os anéis olímpicos.

"Levar o conhecimento sobre esportes e proporcionar o contato com tais práticas é algo a ser ressaltado. Agrega ao trabalho nesta idade, diretamente atrelada ao movimento, assim como acrescenta muito ao trabalho da Educação Infantil como um todo, uma vez que essa etapa da educação básica tem a interação e a brincadeira como eixos estruturantes", destacou a pedagoga do Cmei, Elizabete Almeida.

Vivência

Após experimentar os esportes olímpicos com as professoras de Educação Física, as crianças do Cmei Darcy Castello de Mendonça, no bairro Antônio Honório, estão participando de atividades com atletas nestas quarta (4) e quinta (5), encerrando as Olimpíadas na escola.


Estudantes da Emef Zilda Andrade receberam informações e aprendizados sobre países participantes dos Jogos Olímpicos. Foto: Divulgação Seme/PMV

Da ginástica artística, Emily Coelho e Maria Eduarda Matos encantaram os pequenos com algumas atividades no solo e no trampolim. Maysa Silva Rocha, que atua na limpeza da unidade de ensino, trocou de uniforme e mostrou que é craque com a bola nos pés! A atleta do futebol feminino e Arthur Martins, jogador do Vitória e ex-aluno do Cmei fizeram golaço ao apresentar o futebol para as crianças.

Estreante nas Olimpíadas, o skate empolgou os pequenos com a participação de Luann Sarmento e Matheus Araújo na atividade do Cmei. Ao final, depois de experimentar os esportes com os atletas, todo mundo recebeu medalha!

Cultura japonesa

No Cmei Robson José Nassur Peixoto, no bairro Forte São João, a professora Andressa Pancieri teve a iniciativa de trabalhar com os pequenos sobre a cultura japonesa. As crianças provaram até mesmo um prato típico da região, sempre seguindo os protocolos de biossegurança e de convivência.

"Passamos um filme, montado pela professora Andressa, que mostrava um pouco da cultura japonesa, como: modo de vestir, pratos típicos, templos budistas e outras curiosidades. Depois, as merendeiras serviram macarrão com carne de porco, repolho, cenoura e couve. Assim, eles se divertiram e conheceram um pouquinho da cultura japonesa", conta a diretora da unidade, Célia Pereira.

Gincana

O espírito olímpico está no ar! Com o tema “Olimpíadas de Tóquio no ZA”, os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Zilda Andrade, no bairro Da Penha, puderam conhecer mais sobre cultura, biodiversidade, geografia e história dos países que estão disputando os Jogos Olímpicos.

Além disso, a equipe pedagógica preparou para esta semana uma grande gincana com brincadeiras individuais competitivas entre as turmas.

Leia também:

Vitória do esporte: Prefeitura reforma espaços esportivos
Prefeitura de Serra reforça a segurança na orla de Jacaraípe
Prefeitura de Serra reforça projeto jardins e hortas sustentáveis
Vitória institui bônus por desempenho para a Educação
Lilás: Sede da Prefeitura de Serra recebe iluminação especial
Prefeitura de Vila Velha recolheu 17 mil ton de lixo em julho
Nos 15 anos da Lei Maria da Penha, Vitória realiza campanha
Expansão da Rod. ES-388 vai gerar empregos para Vela Velha
Pandemia: Profissionais da saúde de Vitória são homenageados
Lorenzo Pazolini entrega título de propriedade a 150 famílias
Casagrande anuncia obras de pavimentação da ES-388 em Vila Velha
Aquecer é acolher: Serra lança a campanha do agasalho
Vila Velha amplia vagas em abrigos para moradores de rua
Academia popular da Praia de Itaparica retorna segunda (02)
Presente: Procon de Vitória vê diferença de 103% nos preços
Prefeitura de Vitória vai reformar o SOE da praia de Camburi
Fiscais autuam van que fazia transporte irregular em Vila Velha
Prefeitura de Vitória recolhe 7,6 ton de capa de fiação furtada
Dia dos Avós: Prefeitura de Vitória já vacinou 100% dos idosos

TAGS:
MORADIA | TRÂNSITO | PROCON | PARQUE | SEVIÇOS | SAÚDE | SEGURANÇA | ECONOMIA | CIDADE | EMPREGOS