CIDADE

Operação Limpa Lama dispersa aglomerações em Vitória

Diálogo e abordagens preventivas para orientar adeptos da Rua da Lama, em Jardim da Penha.

Em 28/02/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Elizabeth Nader/PMV

O objetivo da ação é coibir situações denunciadas pela população, como a realização de festas clandestinas e bailes do Mandela, tráfico e consumo de entorpecentes na região.

Além do tradicional público que frequenta a Rua da Lama, em Jardim da Penha, na noite de sexta-feira (26), também estavam no local agentes de trânsito e do grupamento comunitário da Guarda Municipal de Vitória, além de agentes e fiscais das secretarias de Desenvolvimento da Cidade (Sedec) e de Meio Ambiente (Semmam). Juntos, eles deflagraram a Operação Limpa Lama.

Por volta das 20 horas, ações de orientação e fiscalização foram realizadas no local. Houve diálogo e abordagens preventivas para orientar os frequentadores a não se aglomerarem nas vias públicas. Devido à pandemia do novo coronavírus, os estabelecimentos comerciais do tipo bares e restaurantes podem funcionar até as 22 horas.

"Estamos sempre dispostos a dialogar. Vitória não tolerará ações ilegais e criminosas. Teremos uma cidade com Paz e Igualdade para todos", destacou o prefeito da capital, Lorenzo Pazolini, que acompanhou toda a operação. O encerramento se deu por volta das 5 horas.

Segurança

Limpa Lama: objetivo é coibir situações denunciadas pela população, como a realização de festas clandestinas. Foto: Elizabeth Nader/PMV

O objetivo da ação é coibir situações denunciadas pela população, como a realização de festas clandestinas e bailes do Mandela, tráfico e consumo de entorpecentes na região, desordem pública, cenas de sexo explícito em vias públicas, entre outras ilegalidades. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros acompanharam e apoiaram o trabalho com as equipes da PMV.

“O resultado para a cidade foi extremamente positivo, a Rua da Lama é um local que vem apresentando problema há muito tempo. Ontem, pela primeira vez, tivemos uma ação um pouco mais incisiva, mostrando para a população que não vamos tolerar a desordem e a bagunça, garantindo que a população que reside no local tenha um ambiente tranquilo. E, claro, estamos também combatendo aglomerações para enfrentamento à pandemia do coronavírus”, afirmou o secretário de Segurança Urbana de Vitória, Ícaro Ruginski.

A Guarda Civil Municipal realizou diversas abordagens, tendo apreendido um adolescente em conflito com a lei. Ele portava substâncias similares a maconha, loló e lança perfume, além de R$ 50 em espécie. O menor foi levado para a Delegacia Regional de Vitória.

Fiscalizações

Ao longo deste sábado, equipes da Sedec e da Guarda estão fazendo fiscalizações em Santo Antônio, Centro, Jardim da Penha, Praia do Canto, Jardim Camburi e Grande Maruípe. Havia, inclusive, denúncias de que festas clandestinas estivessem sendo organizadas em alguns desses locais, mas não foi identificada nenhuma irregularidade até o momento em relação ao decreto da covid-19.

“A ação foi extremamente positiva, reestabelecendo a ordem pública e as regras sanitárias que preveem o cuidado com as vidas em razão da pandemia. Pontos de aglomeração que surgiram na Rua da Lama foram dispersados sem necessidade de uso excessivo da força. Estamos trabalhando de modo a orientar e prevenir. Ainda não é o momento de aglomerar”, disse o secretário de Desenvolvimento da Cidade, Marcelo de Oliveira. (Com informações da Secom/PMV)