TEMAS GERAIS

Pacientes enfrentam longas filas em Farmácia Cidadã de Vitória.

Usuários dizem que a espera para conseguir medicamentos ultrapassa 4 horas, inclusive para idosos.

Em 11/05/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Pacientes que precisam de buscar medicamentos na Farmácia Cidadã de Vitória reclamam das longas filas e da espera para ser atendido. Na unidade do Centro da capital, inclusive com idosos, que precisam esperar horas apenas para conseguir pegar uma senha.

Os usuários reclamam que quando não conseguem medicamentos, perdem tempo e às vezes precisam comprar.

Uma aposentada de 63 anos, que não quis ser identificada, explicou que busca remédios por causa de um transplante de rim. Segundo ela, todos os meses precisa passar pela mesma situação e a demora chega a quatro horas.

Muitos também reclamam dos telefonemas não atendidos para pegar informações.

Há ainda quem precisa pagar por remédios, por não encontrar na Farmácia Cidadã. Esse foi o caso da corretora de imóveis Cida Britto, de 57 anos. Ela busca remédios de depressão para o filho de 28 anos.

“Tem que ter uma logística melhor. Se não tem, contrata quem tem. Além do descaso, é de uma incompetência muito grande”, lamentou.

Outro lado

Por meio de nota, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) disse que tem um índice de 95% de cobertura de medicamentos de alto custo.

Explicou, no entanto, que alguns medicamentos dependem de licitação e pode acontecer de não haver fornecedores interessados, atraso na entrega ou falta de matéria prima pelo laboratório.

Disse também que a demanda do local aumentou 30% e pretende mudar o atendimento em Vitória. Quem precisar de informações sobre remédios precisa ligar nos telefones (27) 3636-8417 e (27) 3636-8418.