CENÁRIO EMPREENDEDOR

Para construir um ano produtivo e positivo.

Estamos conscientes dessas dificuldades, que não são novas, não nasceram hoje.

Em 10/02/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Diariamente, a exemplo da maioria dos brasileiros, tenho assistido e ouvido reportagens, noticiários, debates envolvendo especialistas em política, economia, negócios e pesquisas, discorrendo sobre o cenário para o ano de 2015. Todos afirmam que estamos iniciando um ano de grandes dificuldades, especialmente para o Brasil e os brasileiros, em todas as áreas e setores.

Apontam sobre a crise hídrica, ondas de terrorismo e os escândalos envolvendo o maior orgulho do povo brasileiro - a Petrobras. Citam a falta de competitividade da indústria brasileira, sinalizam sobre a necessidade de se promover as reformas política, tributária, cambial, fiscal, trabalhistas e, timidamente, falam sobre romper as correntes da ambição e da ganancia que dão origem à corrupção, etc.

E você deve estar pensando: “Já estamos cansados de ouvir e assistir isso, há anos. São sempre as mesmas conversas e teorias que resulta em pouco, ou nada de construtivo e positivo”.

Estamos conscientes dessas dificuldades, que não são novas, não nasceram hoje e não nascem a cada ano. A isso, chamamos de herança de um sistema que, em alguns casos, beneficia a uma minoria e que já se arrasta há séculos.

Bem, sobre o que tange negócios, na minha relação com os mercados, todas as orientações aos empresários, executivos, demais profissionais e estudantes, são no sentido de que os negócios não podem parar. “Enquanto uns choram, outros fabricam lenços”. O fato é que nós, que representamos a maioria, não estamos confortáveis, motivo suficiente para não nos acomodar. A solução é trabalhar estrategicamente, decididamente e fortemente, para não deixar a peteca cair. Não podemos cruzar os braços e ficar reclamando, pois, os competidores estão ao lado desejando o nosso fracasso, ainda que isso não lhes represente a vitória. A vida não pode parar. As famílias necessitam do sustento, da saúde e da educação.

Estou certo de que o mundo dos negócios não tem nada de generoso, porém, é dinâmico e proporciona milhões de oportunidades para aqueles que se mantêm focados em alcançar o sucesso. Sei também, que não há crise que resista a um bom plano estratégico.

Portanto, para construir um ano produtivo, contabilizando resultados positivos, a receita é trabalho e compromisso. Vá além, busque orientações estratégicas com especialistas - aqueles que fazem acontecer, na prática - e torne seus projetos, seus negócios cada vez mais prósperos.

Autor:

Prof. José Luiz Mazolini

Sobre o autor:

É diretor da Mazolini Consultoria & Marketing, professor universitário, estrategista em marketing & negócios, consultor empresarial e carreira profissional e conferencista.  www.mazoliniconsultoria.com.br - diretoria@mazoliniconsultoria.com.br – professormazolini@gmail.com.