TEMAS GERAIS

Parada do Orgulho LGBT em SP vai reunir 17 trios elétricos neste domingo (29).

Concentração foi marcada para as 10h na Avenida Paulista.

Em 29/05/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A 20ª edição da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo acontece neste domingo (29), na Avenida Paulista. O tema desta edição é "Lei de identidade de gênero, já! - Todas as pessoas juntas contra a Transfobia!”. A concentração do evento foi marcada para as 10h em frente ao Museu de Arte de São Paulo (Masp).

Ao todo, 17 trios elétricos participarão do evento e trarão a bandeira T, em referência às mulheres transexuais, homens trans e travestis. Segundo a organização do evento, o objetivo é é fazer uma grande mobilização para que a “Lei de Identidade de Gênero”, seja aprovada.

Com apresentação da Drag Queen Tchaka, o primeiro trio da 20ª edição da Parada do Orgulho LGBT sairá da Avenida Paulista às 12h; o último, às 16h. O trajeto dos trios será entre a Avenida Paulista e a Rua da Consolação. O último trio chega à Rua da Consolação às 18h. Ao final da Parada, na Praça Roosvelt, acontecerá a partir das 18h o Show de Encerramento da manifestação do orgulho LGBT.

Serão mais de 30 DJs, além das cantoras Analaia, Alinne Rosa, que virá no último trio da Paz, Pepê & Neném e Denis DJ (Apeosp), entre outras atrações.

'Bíblia'
Mesmo após diversas ações e ameaças de morte, a transexual crucificada na Parada do Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) de 2015, Viviany Beleboni, 27, desfilará neste domingo vestida com mais um símbolo religioso, uma representação da Bíblia.

Viviany diz que não tem receio de causar repercussão negativa entre os religiosos com sua nova fantasia. “Não tenho medo, quem tem medo é covarde”, afirma. Em 2015, ela abriu processo contra o Facebook para obrigar a rede social a identificar usuários que, após o desfile, publicaram montagens de fotos dela em meio a imagens de sexo explicíto. Ela também abriu sete processos em que reivindica indenização por danos morais no valor total de R$ 800 mil. Uma delas foi negada.

A fantasia é composta por duas balanças que representam a Justiça e uma 'Bíblia' com as palavras “bancada evangélica” que cobre o rosto de Viviany.

O objetivo é mostrar como a bancada evangélica no Congresso Nacional impede projetos de lei em prol da comunidade LGBT e da identidade de gênero, tema da Parada Gay 2016. No último dia 18, deputados de dez partidos apresentaram projeto para suspender o direito de transexuais e travestis a usarem seu nome social nos órgãos públicos do governo federal, direito concedido pelo governo Dilma Rousseff, em abril.

Segurança e Atendimento Saúde
Oito ambulâncias de remoção, quatro postos médicos, 30 brigadistas, 200 seguranças, 180 cordeiros e 780 banheiros químicos cedidos pela Prefeitura acompanharão a Parada do Orgulho LGBT. Policiais militares, policiais da delegacia de polícia de repressão aos crimes raciais e delitos de intolerância (Decradi), bombeiros civis, cordeiros para os trios também estarão presentes.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) ficará responsável pelas interdições das vias no entorno.

Serviço
20ª Edição da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo - Tema: “LEI DE IDENTIDADE DE GÊNERO, JÁ! – Todas as pessoas juntas contra a transfobia”
Horário: das 10h às 18h
Concentração: Em frente ao Masp, na Avenida Paulista – São Paulo/SP
Site da APOGLBT: http://www.paradasp.org.br

 

Fonte:G1