TEMAS GERAIS

Paralisação deve afetar serviços em todo o país nesta sexta-feira

Há atos previstos para todas as capitais e algumas cidades do interior

Em 14/06/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Edu Garcia/R7

As maiores centrais sindicais do país convocaram uma greve para esta sexta-feira (14) contra a Reforma da Previdência e os cortes na educação, entre outras pautas. Há atos previstos para todas as capitais e algumas cidades do interior.

A paralisação deverá afetar diversos serviços. Segundo a CUT (Central Única dos Trabalhadores), aderiram à paralisação categorias como professores, bancários, profissionais da saúde, transportes e servidores estaduais e federais. Já as principais entidades de caminhoneiros que participaram da greve do setor em 2018 informaram que não estarão no ato.

Veja serviços que poderão ser afetados em todo o país:

Saúde – A Confederação Nacional dos Trabalhadores da Saúde convocou paralisação para todos os funcionários do setor, desde médicos a equipes de apoio. Ele estão chamados a protestar, mas mantendo 30% do efetivo nas unidades, atendendo a uma exigência legal por se tratar de serviço essencial.

Educação – Sindicatos de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino de estados e capitais anunciaram que vão parar.

Bancos - A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro aderiu ao protesto, assim como sindicatos estaduais. Isso deverá afetar o funcionamento dos bancos ou mesmo fechar as agências. Questionada sobre possíveis impactos no funcionamento do setor, a Federação Nacional dos Bancos (Febraban) afirmou que não comentaria o assunto.

Correios - A empresa informou que, caso ocorra alguma paralisação, a empresa implantará um plano de contingência para garantir a continuidade do atendimento à população. Medidas como o deslocamento de empregados administrativos para auxiliar na operação, alocação de veículos extras e a realização de mutirões podem ser implementados.

Justiça federal - Já a Justiça Federal pode ser afetada, já que a Fenajufe, que representa servidores da Justiça Federal, informou que aderiu à greve. *Com informações do Portal Folha Vitória.

Foto: Reprodução/Leitor WhatsApp

Na Grande Vitória, já é possível observar ulguns pontos de concentração dos manifestantes, provacando retenções no trânsito. No Centro de Vitória, em frente a Rodoviária, manifestantes interditam o trânsito nos dois sentidos. Já na Terceira Ponte, duas vias foram fechadas logo no começo da manhã.  Pelo que se pode observar, vários ônibus estão circulando.

Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRAS