CIDADE

Parque Moscoso completará 108 anos no próximo dia 19

A Prefeitura de Vitória vai preparar uma celebração virtual, trazendo memórias.

Em 15/05/2020 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Jornal Correio Capixaba/Arquivo/Direitos reservados

Nesta próxima terça-feira (19), o Parque Moscoso comemora 108 anos. Para celebrar a data, os educadores ambientais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), da Prefeitura de Vitória, prepararam uma ação para que toda a população participe e celebre virtuamente o aniversário.

A Prefeitura de Vitória, por meio da Gerência de Educação Ambiental (GEA), vai postar fotos dos frequentadores do parque trazendo memórias, relatos e belezas do local.

As imagens podem ser de qualquer época e formato, mas tem que ter a hashtag #108anosparqueMoscoso, seja no Instagram, Twitter ou Facebook. A hashtag é importante para que a Prefeitura de Vitória possa repostar as fotos em suas redes sociais.

"Essa será uma forma de homenagear esse lugar mágico, que nos ajudou a criar grandes lembranças. Compartilhe com a gente as suas boas memórias do Parque Moscoso por meio de relatos e fotos. A ideia é celebrarmos juntos, e aguardamos ansiosos para podermos compartilhar esse momento", comentou a coordenadora de Relações com as Comunidades da Semmam, Rita Vasconcelos.

Para a gerente de Educação Ambiental, Juliana Sardinha, mesmo com o isolamento social por conta da pandemia do coronavírus, o que acarretou o fechamento temporário do parque, "é impossível não pensar no Parque Moscoso como um lugar de encontros e que faz emergir boas memórias e histórias para aqueles que o conhecem e já o frequentaram".

Cartão-postal

Para o secretário de Meio Ambiente, Ademir Barbosa Filho, o Parque Moscoso é um cartão-postal da cidade.

"Um local que costuma receber turistas de várias partes do Estado, do Brasil e do mundo, que possibilita ao visitante usufruir um pouco da história capixaba, da beleza e elegância nele presentes, além, é claro, da possibilidade da prática de exercícios físicos, do exercício da cidadania com atividades educativas, dos encontros de familiares, de amigos que promovem lembranças, histórias e memórias. São 108 anos de história". 

"Inaugurado em 1912, certamente, o Parque Moscoso, que já enfrentou a pandemia da gripe espanhola de 1918, está mais vivo do que nunca e estará nos aguardando assim que o desafio de vencermos a Covid-19 for concretizado, para, enfim, promovermos agradáveis encontros neste encantador espaço", ressaltou o técnico e geógrafo Idelvon Poubel.

Já a assessora de eventos da Semmam, Jacirlane Carvalho, ressaltou que, "por enquanto, a natureza do parque segue descansando e os brinquedos estão parados, mas sinalizam a esperança de um florir para, em breve, brindar-nos com um renascer nas próximas estações".

MAIS NOTÍCIAS DE VITÓRIA

Vitória oferece 20 mil novas doses de vacina para agendamento on-line neste sábado

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) irá disponibilizar mais 20 mil doses de vacinas contra a gripe a partir das 8 horas deste sábado (16), por meio do agendamento on-line, disponível no portal da PMV e no aplicativo Vitória Online.

Além dos primeiros grupos contemplados pela campanha nacional de imunização, como idosos, profissionais da saúde e crianças de 6 meses a menores de 6 anos, o agendamento estará disponível também para professores de escolas públicas e privadas e adultos de 55 a 59 anos de idade.

Os professores precisam apresentar declaração da instituição e documento com foto.

Público-alvo

Até o momento, já foram imunizadas 74.850 pessoas (62% do público-alvo). A campanha nacional de imunização entra agora na terceira e última fase, que se encerra no dia 5 de junho.

Como fazer o agendamento

Para marcar a imunização, basta clicar na categoria "Saúde" e depois selecionar o serviço "Vacinação Influenza". Também é possível agendar pelo aplicativo Vitória Online. Caso o munícipe não encontre mais vaga em seu bairro, pode buscar a oferta na região vizinha.

A vacinação é realizada nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) localizados próximos às unidades de saúde de Vitória. (Com informações da Prefeitura de Vitória)