TEMAS GERAIS

Parque Pedra da Cebola em Vitoria vai ganhar horta comunitária.

O programa é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde.

Em 26/11/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O Parque Pedra da Cebola, um dos principais pontos turísticos de Vitória, ganha, neste domingo (27), uma horta comunitária com produção de alface, rúcula, manjericão, salsa, coentro, cebolinha, quiabo e couve, além de canteiros de ervas aromáticas e medicinais, como tanchagem, hortelã, pimenta, saião, alfazema, manjericão e babosa.

Tudo produzido por moradores do entorno do parque, por meio do Programa Hortas Comunitárias da Prefeitura de Vitória. Quem visitar o parque pela manhã, a partir das 8h30, também terá oportunidade de participar de atividades e práticas corporais integrativas de biodanza (ou biodança) e tai chi chuan.

O programa é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), com apoio de outras secretarias, como Meio Ambiente (Semmam), Obras (Semob) e Serviços (Semse).

"O objetivo é estimular a produção orgânica de alimentos, aproveitando áreas ociosas para promover o plantio de hortaliças e ervas medicinais e aromáticas. Os alimentos são destinados para o autoconsumo e apoio a projetos comunitários, resultando em alimentação saudável, redução de custos na aquisição de alimentos, autonomia, empoderamento e desenvolvimento local sustentável", explica a coordenadora do projeto, a médica homeopata Henrique do Sacramento.

Curiosidade

O que é biodanza? Do espanhol Biodanza, neologismo do grego bio (vida) + dança, significa literalmente a dança da vida. Criada pelo antropólogo e poeta chileno Rolando Toro, a biodanza é um sistema de integração e desenvolvimento de potenciais humanos mediante a dança, a música e situações de encontro em grupo.

Propõe integração afetiva, renovação orgânica e reaprendizagem das funções originárias da vida. Em resumo, “uma poética do encontro humano que permite a expressão da identidade e o prazer de viver”. 

Prefeitura Municipal de Vitoria