CIDADE

Parque Vale do Mulembá em Vitória tem obras concluídas

Foi feito o cercamento da parte frontal, dos pórticos de entrada, das vias de acesso interno.

Em 07/12/2020 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Reprodução/ESHoje

As obras visam oferecer condições adequadas para o desenvolvimento das atividades de recepção e visitação pública e ações de educação ambiental e vigilância patrimonial.

Foram concluídas as obras de infraestrutura do Parque Natural Municipal Vale do Mulembá, que é uma Unidade de Conservação (UC) protegida por lei no bairro São Cristóvão.

Foi feito o cercamento da parte frontal da unidade, dos pórticos de entrada, das vias de acesso interno, do estacionamento, do centro de informações ao visitante, do centro educativo e cultural e do núcleo de apoio às paneleiras. Esse núcleo é de extrema importância para o suporte das atividades dos tiradores de barro, utilizado na fabricação da panela de barro.

As obras visam oferecer condições adequadas para o desenvolvimento das atividades de recepção e visitação pública e ações de educação ambiental e vigilância patrimonial.

Os recursos financeiros para a contratação das obras, que totalizam R$ 1.813.100,01, foram provenientes de compensação ambiental firmada entre ArcelorMittal e Prefeitura de Vitória, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam).

Parque

O Parque Natural Municipal Vale do Mulembá apresenta faixas de terras situadas nos bairros Joana D´Arc, Conquista, Redenção, São José, Tabuazeiro e São Cristóvão. Com área de 142,10 hectares (correspondente a 200 campos de futebol), tem como um dos principais atributos naturais a vegetação de Mata Atlântica de encosta e topos de morros, como o Morro do Mulembá, cuja altitude é de cerca de 200 metros, nascentes e o córrego Mulembá.

O parque é uma das 17 unidades de conservação da cidade de Vitória. No final de 2017, a Prefeitura de Vitória conclui a instalação de 196 marcos físicos georreferenciados e o cercamento do parque. Foram instalados 3.366 metros de cerca que faltavam para fechar os seus limites, totalizando 8.374 metros de perímetro.

A demarcação dos limites do parque, com a implantação dos marcos físicos, foi uma importante etapa do processo de consolidação da unidade de conservação, principalmente por situar-se em uma área inserida em bairros intensamente povoados. (Com informações da Prefeitura de Vitória)