CIDADE

Parques recebem serviço de aceiros para evitar queimadas

Principal foco de atuação das equipes são os parques urbanos e naturais de Vitória.

Em 24/09/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação Semmam

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) do município de Vitória, realiza o serviço de aceiros em vários parques da cidade.

Os aceiros são faixas onde a vegetação rasteira é removida da superfície do solo, visando prevenir a passagem do fogo para áreas de vegetação, evitando a propagação de queimadas e incêndios nos parques, inclusive, áreas de proteção ambiental.

O secretário de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain, ressalta que os aceiros são realizados durante todo ano e atuam como uma barreira para retardar ou impedir o progresso de incêndios florestais. "O principal foco de atuação no município de Vitória são os parques urbanos e naturais, especialmente a Área de Proteção Ambiental (APA) do Maciço Central".

Neste ano, os aceiros foram realizados nos períodos mais secos devido ao maior histórico de ocorrências de queimadas nesses locais nos anos anteriores, visando proteger a flora, a fauna e a própria população residente no entorno dos parques.

O parque urbano atendido foi o Barão de Monjardim, cujo serviço aconteceu em julho. Já os parques naturais contemplados foram: Gruta da Onça, em abril; Vale do Mulembá, de abril a junho; Tabuazeiro, de julho a agosto; e Fonte Grande, de agosto a setembro.

LEIA TAMBÉM

Segunda turma de ambulantes do Viradão faz curso de manipulação de alimentos

A segunda turma de ambulantes inscritos virtualmente para trabalhar no Viradão Vitória fará curso de manipulação de alimentos - exigido para efetivar a inscrição - nesta quarta-feira (25), às 13 horas, no auditório do Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac), na Enseada do Suá.

 

Segunda turma de ambulantes fará curso de manipulação de alimentos para atuar no Viradão nesta quarta-feira (25). Foto: Flávio Almeida - Secom/ES

O grupo é de 36 trabalhadores. Eles poderão comercializar alimentos previamente preparados em casa e bebidas, desde que em garrafas de plástico e latas. Os vendedores vão atuar na avenida Jerônimo Monteiro e na rua Governador José Sete.

"Mais uma vez, a seleção virtual dos ambulantes, que foi feita pela primeira vez na capital, foi um sucesso. Todo processo foi coordenado pela equipe da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedec), que organizará os ambulantes durante o Viradão", afirmou o secretário da pasta e responsável pela Subsecretaria de Tecnologia da Informação, Márcio Passos.

 

Ambulantes irão atuar em barracas padronizadas ao longo da avenida Jerônimo Monteiro. Foto: Leonardo Silveira - Secom/PMV

Barracas

Os ambulantes devem trabalhar em barracas brancas, de 3m x 3m. O município não fornecerá o mobiliário.
A montagem das barracas será no próximo sábado (28), das 9 às 12 horas. Já a desmontagem deve acontecer, obrigatoriamente, das 23 horas do dia 29 de setembro até 1 hora do dia 30 de setembro.

Todos ambulantes autorizados para trabalhar no Viradão também receberão camisas do evento no dia da festa. Fiscais da Sedec vão monitorar todo comércio ambulante para garantir a oferta de serviço de qualidade a moradores e turistas.

Parceria

O comércio ambulante no Viradão está sendo organizado e fiscalizado pela Gerência de Fiscalização de Posturas e de Edificações (GFPE) da Sedec. A Vigilância Sanitária, que promove o curso de manuseio de alimentos, é parceira nesta iniciativa.

O Viradão, que acontece nos próximos sábado (28) e domingo (29), é organizado pela Secretaria Municipal de Cultura (Semc). A ferramenta de inscrições on-line foi criada pela Subsecretaria de Tecnologia da Informação (Sub-TI), junto com a Sedec.

Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRASIL