POLÍTICA INTERNACIONAL

Partido islamita vence eleições legislativas no Marrocos.

Marrocos é uma monarquia constitucional, com um parlamento eleito.

Em 08/10/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Os islamitas que lideram o governo de coalizão há cinco anos no Marrocos ganharam as eleições legislativas, anunciou neste sábado (8) o ministério do Interior, um dia após a votação.

O Partido Justiça e Desenvolvimento (PJD) do primeiro-ministro Abdelilah Benkirane obteve 125 deputados sobre um total de 395 assentos, segundo os resultados provisórios oficiais, após a contagem completa dos votos.

Em segundo lugar aparece o Partido Autenticidade e Modernidade (PAM, liberais), com 102 assentos.

Mudança pós-Primavera Árabe
As eleições desta sexta-feira (7) foram a segunda no país desde que os protestos de 2011, inspirados pela Primavera Árabe, forçaram o Rei Mohammed a introduzir uma nova constituição para agradar os manifestantes e dar ao parlamento eleito mais poder.

Enquanto os governantes na Líbia, Tunísia e Egito foram afastados após os protestos de 2011, o Rei Mohammed sufocou os protestos ao tirar de si um pouco de seu poder absoluto e investir fortemente em segurança, embora o palácio do reino ainda detenha mais autoridade que os políticos eleitos.

O partido islamita Justiça e Desenvolvimento (PJD) busca fortalecer sua posição, embora não procure desafiar abertamente o establishment real que é desconfiado e fica pouco à vontade para dividir poder com os islamitas.

France Presse