TEMAS GERAIS

Passeio reúne ciclistas em Vitória e faz alerta sobre a igualdade de gênero.

Os ciclistas saíram da praia de Camburi em direção ao Centro.

Em 27/03/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Um grupo bastante animado participou, na manhã deste domingo (26), do Passeio Ciclístico pela Igualdade de Gênero. Os ciclistas saíram da praia de Camburi em direção ao Centro. O evento marcou o encerramento da programação do Dia Internacional da Mulher promovida pela Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid).

No percurso de quase 8 quilômetros, mulheres, homens e famílias tiveram a chance de passar por diversos pontos turísticos, como a orla de Camburi, baía de Vitória e o Penedo.

O sol forte deu uma trégua e, com poucos ventos, os ciclistas completaram o trajeto na praça Getúlio Vargas. No encerramento, uma aula de zumba com a professora Marina Zorzanelli. Os participantes tiveram ainda um momento de alongamento para relaxar o corpo após o passeio.

"Foi muito bom. Esse passeio é uma ótima iniciativa e deveria acontecer mais vezes", disse a ciclista Thais Zambe.

Outra participante, Daniela Rocha contou que o clima deixou o passeio mais agradável e o ato serviu de alerta para que tenhamos uma sociedade mais justa e igualitária. "É muito importante porque chama atenção para o problema", disse.

Além de diversão e confraternização, o evento serviu ainda para trabalhar a conscientização sobre a necessidade de uma sociedade onde os direitos de todos sejam respeitados.

A subsecretária de Cidadania e Direitos Humanos, Luciana Fiorin, lembrou que este mês é muito importante para destacar a luta histórica e diária da mulher. "É uma luta importante e muitas vezes silenciosa e que está sendo lembrada em nossas atividades desse mês", disse.

Serviços

A Prefeitura de Vitória disponibiliza uma rede de serviços de atendimento para as mulheres. Entre eles, a Coordenação de Atendimento às Vítimas de Violência e Discriminação (Cavvid). O espaço funciona no Centro Integrado de Cidadania Zumbi dos Palmares, mais conhecido como Casa do Cidadão, em Itararé. O funcionamento é das 12 às 19 horas.