TEMAS GERAIS

Paulo Hartung visita Feira da Construção.

O evento acontece no Pavilhão de Carapinha até esta quinta-feira (16).

Em 15/06/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Acompanhado por membros do Poder Executivo Estadual e lideranças empresariais, no final da tarde desta terça-feira (14), o governador Paulo Hartung participou da Solenidade Oficial de Abertura da Expo Construções 2016. O evento reúne as novidades do setor com a exposição de 90 empresas contemplando os mais diversos setores da cadeia da construção civil, como cimento, tinta, vidro, pisos e revestimentos. O evento acontece no Pavilhão de Carapinha até esta quinta-feira (16), com expectativa de 10 mil visitantes.

O Espírito Santo é o estado com maior participação da Indústria no PIB estadual. Correspondente a 40,5%. O segmento industrial da Construção ocupa a terceira posição e representa 15,7% do PIB industrial do Estado. O governador Paulo Hartung ressaltou que a Feira é uma importante ação para enfrentamento da crise econômica. "Valorizo os organizadores e patrocinadores, porque esta feira enseja nosso potencial. Temos um arranjo local que pode abrir os braços e receber um conjunto de parcerias Brasil a fora", ponderou Hartung.

A Feira conta com uma programação variada que inclui palestras, debates, apresentações técnicas, Rodada de Negócios, Caravana Itinerante com lojistas e Olimpíada Senai de Ocupações, que acontecem simultaneamente ao evento.

A Expo Construção apresenta um ambiente ideal para promover atualização profissional e discutir temas relevantes e atuais da construção civil com os diversos profissionais do setor.

A feira é uma iniciativa da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), por meio da Câmara Setorial da Indústria de Materiais de Construção, com co-realização do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito Santo (Sinduscon-ES) e Sebrae/ES. O evento tem a promoção e organização da Milanez & Milaneze, apoio institucional de 16 sindicatos e patrocínio da ArcelorMittal.

Segundo o presidente da Findes, Marcos Guerra, a Expo Construções mostra a força do setor e serve como exemplo de organização e diálogo. “São 16 sindicatos envolvidos no evento, representando mais de 100 mil empregos do Espírito Santo. A feira é também uma vitória do associativismo, bandeira tão importante que defendemos em nossa gestão à frente da Findes. Com a aproximação e a integração dos setores produtivos, teremos mais força para desenvolver bons projetos, enfrentar a crise e criar novas oportunidades para os capixabas”, afirma o presidente.

Para o presidente do Sinduscon-ES, Paulo Alexandre Baraona, a Expo Construções nasceu para promover grandes negócios. “Nossa expectativa para esta segunda edição, apesar do momento econômico difícil, é de que o evento sirva para fomentar novos negócios para a abrangente cadeia produtiva da indústria da construção”, afirma.

Ocupação Social

Quatro dos jovens ajudantes da Carreta da Construção Civil, espaço reservado pelo Senai-ES na Expo Construções, são alunos do curso de Eletricista Predial  do Ocupação Social. Esta é uma das cinco turmas que o instituto abriu em Nova Rosa da Penha, Cariacica.

“Esse reconhecimento oferecido pelo Senai-ES é mais um passo de fortalecimento para esse jovem, morador de áreas muito vulneráveis e que precisa de um suporte maior para que as oportunidades cheguem até ele. O Senai-ES é um grande parceiro ao permitir que ele tenha a chance de se qualificar, e vai além ao garantir a inclusão desse jovem num espaço tão importante que é a Expo Construções”, afirmou a secretária interina de Estado de Ações Estratégicas, Gabriela Lacerda.

As turmas de Nova Rosa da Penha são as primeiras de uma parceria do Senai-ES com o Governo do Estado, que promete levar mais de mil vagas em cursos de qualificação profissional aos 25 bairros que fazem parte do Ocupação Social. A previsão que um novo edital saia ainda este mês.

Fonte: SECOM-ES