CIDADE

Pazolini envia projeto de criação de escola em Jardim Camburi

Solenidade para envio à Câmara do Projeto de Lei que cria EMEF Padre Guido, em Jd. Camburi.

Em 30/03/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Leonardo Silveira/PMV

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Padre Guido, será a quarta escola de Ensino Fundamental no bairro Jardim Camburi, com capacidade para atender 319 estudantes.

A Prefeitura de Vitória enviou nesta terça-feira (29) um projeto de lei para a Câmara de Vereadores para a criação de mais uma unidade de ensino, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Padre Guido, em Jardim Camburi. A solenidade foi conduzida pelo prefeito da capital, Lorenzo Pazolini, e a secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner.

A Emef será a quarta escola de Ensino Fundamental no bairro, com capacidade para atender 319 estudantes e já com estudo de viabilidade para se tornar uma unidade de ensino em tempo integral, a partir de 2023. A sede tem endereço na rua Italina Pereira Motta, nº 615, e quadra anexa à Rua Belmiro Teixeira Pimenta, nº 421.

"É uma semana mais que especial para a educação. Ontem mesmo, nomeamos mais 200 professores efetivos, totalizando 364 servidores efetivos para a educação em treze meses de gestão. Hoje, estamos aqui para anunciar mais uma vitória para a educação. A nova escola Padre Guido será um espaço que trará mais dignidade, conforto e segurança para nossos estudantes e para as famílias da comunidade de Jardim Camburi", destacou o prefeito Lorenzo Pazolini.

Das 319 vagas, 274 já estão ocupadas. São estudantes atualmente matriculados na Emef Maria Madalena de Oliveira Domingues, que hoje frequentam as aulas em um anexo da unidade de ensino e serão transferidos para a nova escola. Há ainda 45 vagas disponíveis para a comunidade, mas, no momento, não há registro no Sistema de Gestão Escolar de demanda por novas vagas em Jardim Camburi.

"Estamos em tempo de colheita. Desde o início da gestão, juntos, nós buscamos implantar melhorias, investimentos e resolver problemas crônicos que existiam na rede municipal de ensino. Hoje, mais uma vez, estamos dando mais um passo para atender ainda melhor nossos estudantes, famílias e profissionais da educação", disse a secretária Juliana Rohsner.

A previsão é que as aulas tenham início na nova unidade no mês de abril. A Secretaria de Educação já está com reformas e reparos em andamento no local. Construção da cozinha, instalação de grades de proteção, climatização das salas de aula, cabeamento de internet e pintura estão em execução.

Padre Guido

O nome da escola, já aprovado pelos vereadores, homenageia o padre Guido Ceotto, fundador e primeiro pároco da igreja Sagrada Família, em Jardim Camburi. O religioso participou de todo o processo de construção e edificação daquela comunidade, da qual esteve à frente por 23 anos. Em 2014, padre Guido faleceu, aos 86 anos.

Educação presente

No bairro mais populoso de Vitória, Jardim Camburi, a prefeitura mantém os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) Ana Maria Chaves Colares, João Pedro de Aguiar e Rubens José Vervloet Gomes, com 1.314 crianças matriculadas.


Solenidade para envio à Câmara do Projeto de Lei que cria a EMEF Padre Guido, em Jardim Camburi. Foto: Leonardo Silveira/PMV

Além das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) Adelvani Sysesmundo Ferreira de Azevedo, Elzira Vivácqua dos Santos e Maria Madalena de Oliveira Domingues, que somam 2.018 estudantes do 1º ao 9º ano e mais 101 estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Entre as melhorias em andamento na rede municipal de ensino, no bairro, está a construção da nova sede do Cmei Rubens José Vervloet Gomes. Com um investimento de R$ 10.042.461,28, a nova unidade terá 12 novas salas, ofertando 590 vagas, o que representa um aumento de 74% da capacidade de atendimento. A unidade atual atende 307 crianças.

Além disso, estão em andamento as reformas nas redes elétricas e para climatização nas Emef Adelvani Sysesmundo Ferreira de Azevedo e Elzira Vivácqua dos Santos, totalizando um investimento de R$ 682.829,91, nas duas unidades.

Gestão consciente

O secretário de Gestão e Planejamento de Vitória, Regis Mattos, aproveitou a ocasião para reiterar as ações tomadas pela gestão, que possibilitaram o equilíbrio fiscal e novos investimentos.

"É sempre importante ressaltar as ações que tornaram todos esses investimentos possíveis. Desde o primeiro dia da gestão, fizemos reformas fiscais, econômicas e administrativas, que devolveram a prefeitura a capacidade de entregar serviços, bens e equipamentos públicos de qualidade", disse Regis.

"No início da gestão, nos deparamos com um orçamento que estava sendo distribuído para uma pequena parcela da população capixaba. Nos dedicamos para equilibrar essas ações e possibilitar que os investimentos cheguem a toda população de Vitória. Agora, é com orgulho que chegamos nessa fase de investir e qualificar a educação do município", destacou o secretário de Fazenda, Aridelmo Teixeira.

Leia também:

Mulheres de Novo Horizonte recebem mutirão de serviços
Linhares inicia as entregas de cestas verdes para as famílias
Semas realiza o segundo encontro formativo SUAS Serra
Procon Vitória faz pesquisa de preços de ovos de Páscoa
João Neiva tem programação especial sobre Mês da Água
Procon VV fará um atendimento exclusivo de forma remota
Moradores de Santo André recebem escrituras dos imóveis
Melhorias para esportes e iluminação em Vila Nova de Colares
O Programa Revitaliza Praças leva mais lazer para Cariacica
Prefeitura de João Neiva vai reformar a quadra de Cavalinhos

TAGS: 
VITÓRIA | ESCOLA | JARDIM CAMBURI | CONSTRUÇÃO | PROJETO | PADRE GUIDO