CIDADE

Peixe-lixeira contribui com educação ambiental em Vila Velha

É um peixe-lixeira com capacidade de receber até 10 mil litros de materiais descartáveis.

Em 07/02/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: William Caldeira/PMVV

Um peixe-lixeira com capacidade de receber até 10 mil litros de materiais descartáveis está à disposição da população canela-verde no final da Praia de Itaparica, em frente à Praça do Ciclista. O gigante de ferro foi recebido com alegria na manhã deste sábado (06), durante a ação “Um Verão Seguro, Limpo e Consciente”, da Secretaria de Meio Ambiente.

O pequeno Murilo, de 4 anos, esteve presente com o pai, Jadson Lovati, e já sabe o que fazer com seu lixo. "Lugar de lixo é na lixeira, não pode jogar no chão", garantiu o garoto.

Exemplo

O prefeito Arnaldinho Borgo destacou a importância de se conscientizar para incentivar, com exemplo, a maneira correta de descartar nosso lixo:

"Dar a destinação correta do lixo que produzimos é nosso papel de cidadão, que será seguido pelos nossos filhos, e ainda transforma nossa cidade. Vila Velha vai ser referência na prática de políticas básicas".

Para o secretário de Meio Ambiente, Ricardo Klippel Borgo, o objetivo educacional da ação, que vai percorrer a orla mudando de lugar toda semana, recebendo garrafas pets e embalagens do tipo “longa vida”, é de conscientizar para mudar a cultura do descarte.

"Saber que o material recolhido vai ser destinado às cooperativas de catadores para reciclagem é também um incentivo à economia. Todo mundo sai ganhando e o meio ambiente agradece", frisou Ricardo. A ação conta também com um contentor de lixo e um de vidro, próximos ao super-peixe

Sábado animado

Teve aula sobre o assunto para a criançada, com a turma animada do Macakids ensinando aos pequenos e adultos que o descarte correto do lixo ajuda muita gente e também os animais, além de manter a cidade limpa. Outro ponto alto da ação foi a presença da Coordenação do Bem-Estar Animal, orientando os presentes sobre os passeios com os bichinhos de estimação na orla e os cuidados e incentivos à adoção

Lixo em números

A Prefeitura de Vila Velha recolhe, diariamente, 55 toneladas de lixo das praias da cidade. Só em janeiro foram 12 mil toneladas em toda a cidade.

Para o verão, a Secretaria de Serviços Urbanos disponibilizou 60 garis para limpeza de toda a orla. Os 32 quilômetros da orla de Vila Velha contam com 12 contentores com capacidade para 1.000 litros de lixo, 107 lixeiras e 193 manilhas. (Com informações da Semco/PMVV)