TEMAS GERAIS

Pesquisa diz que consumidor não confere validade de produtos.

Ao todo, foram entrevistados, aproximadamente, 950 consumidores.

Em 02/12/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Apesar do Procon de Vitória fazer campanha e destacar a importância de pesquisar preços, produtos e marcas e observar as datas de validade dos produtos antes de passar pelo caixa do supermercado, uma pesquisa realizada pela Associação ProconsBrasil revela dados surpreendentes sobre o comportamento do consumidor.

Ao todo, foram entrevistados, aproximadamente, 950 consumidores em vários estados e municípios brasileiros, e os resultados foram surpreendentes. A pesquisa mostrou que cerca de 14% dos consumidores não consideram importante conferir prazos de validade dos produtos. Além disso, apenas 39,4%, ou seja, menos da metade dos entrevistados, relataram conferir sempre tais informações.

Em relação a produtos sensíveis, como embutidos e frios, 11,4% dos clientes relataram nunca verificar os prazos de validade. Já quanto a carnes, esse percentual aumenta para 20,8%. No que diz respeito a produtos como arroz, feijão e macarrão, apenas 24,5% disseram conferir a validade, sendo que 43,4% dos consumidores demonstraram não ter essa preocupação, pois nunca verificam essa informação nas embalagens no momento da compra.

O resultado mostrou também que cerca de 69% dos entrevistados nunca verificam o prazo de validade de produtos de limpeza e higiene pessoal.

Alerta

Para a gerente do Procon de Vitória, Hérica Correa Souza, a pesquisa coloca todos os Procons em estado de alerta. "Precisamos intensificar o trabalho educativo. Sempre destacamos a necessidade de pesquisar preços, mas agora é hora de chamarmos atenção para a importância de verificar a validade dos produtos, até por uma questão de saúde pública".

Hérica admitiu que ficou surpresa por conta da quantidade de consumidores que não leem a composição dos produtos que adquirem: mais de 46% dos entrevistados. Já os que se preocupam com essa informação somam apenas 10,4% dos participantes.

"Esse resultado nos choca ainda mais porque cerca de 60% dos consumidores entrevistados afirmaram que já encontraram produtos vencidos nas prateleiras dos supermercados que frequentam. Mesmo assim insistem em não verificar as informações com regularidade", declarou a gerente do Procon de Vitória.

Denúncias

Ainda segundo os dados apurados, quando isso acontece apenas 2,6% disseram ter denunciado aos órgãos competentes. Em Vitória, as denúncias devem ser feitas através do Fala Vitória 156 ou nos balcões de atendimento do Procon, localizado na Casa do Cidadão, em Itararé, de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas. Para facilitar a vida do consumidor, o Procon de Vitória disponibilizou o agendamento pela internet.

Secom PMV