CIDADE

Pessoas em situação de rua acumulam vitórias e superação em 2019

Neste ano, alguns usuários de serviços da Semas participaram de oficinas.

Em 27/12/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Guiomedce Paixao/PMV

Pessoas em situação de rua atendidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) estão otimistas de que é possível acreditar em um futuro próspero e fazem planos para vencer a dependência química e o cotidiano nas vias da capital para vencer. 

Neste ano, alguns usuários de serviços da Semas participaram de oficinas e rodas de conversa oferecidas no Centro de Referência Especializado de Assistência Social para População de Rua (Centro-Pop) e na Escola da Vida em atividades e projetos motivacionais, como Colab Boomerangue, Moeda Vida Nova e Missão Empreendedora.

Outros retomaram os estudos na modalidade Educação para Jovens e Adultos (EJA), através da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Prof. Doutor Admardo Serafim de Oliveira, dentro do Centro-Pop.

Agora, sonham, principalmente, em arrumar um emprego e ter uma casa própria.

Superação

Um exemplo de superação é a assistida Ana Claudia Evangelista, 42 anos. Ela conta um pouco de suas conquistas no ano:

"Neste ano, com a Escola da Vida fiz o Colab (no qual os assistidos confeccionam variados produtos a partir de materiais recicláveis). Já no Centro-Pop faço oficinas de custura, produzindo retalhos, colchas e panos de prato, e artesanato, com os vasos de caixa de leite. Este foi um ano muito gratificante. Defino como superação, pois consegui vencer as drogas e o álcool. Em 2020 espero continuar focada nos meus projetos. Já tirei minha carteira de artesã. Agora vou prosseguir fazendo um curso de corte e costura. Quero também concluir meus estudos e, assim, ter meu canto".

Sonho

"Posso afirmar que estou muito feliz pois tive a oportunidade de concluir o Ensino Fundamental pelo EJA. Outro motivo de felicidade é que voltei com meu marido. Ele é o grande amor da minha vida. Agora só posso desejar saúde, felicidade e que Deus possa realizar meu sonho: ter a minha casa própria", disse Joana D'rc, de 50 anos.

Encontro

"Só posso dizer que este ano foi maravilhoso. Não poderia ser melhor. Encontrei meu filho novamente, o Rykelme, que está com quase nove anos. Pretendo arrumar um emprego e ter minha casa para poder viver com ele", declarou o assistido Rodolfo dos Anjos Leite, de 27 anos.

Conquista

O casal Miriã Amaro, 32, e Alamo Tel, 42, está junto há 15 anos e projeta boas energias para 2020:

"Este ano, para nós, foi um ano de muita superação. Tivemos muitas conquistas. Conquistei uma vaga no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e já estou no segundo período de Segurança do Trabalho", comentou Miriã.

"Em 2020 pretendemos alcançar grandes conquistas e bênçãos. Pois em 2019 já tivemos grandes experiências e muitas vitórias. Quero alcançar meus sonhos de estudar e crescer muito. Estou na suplência do curso de Guia de Turismo no Ifes e até o mês de maio serei chamado", afirmou Alamo.

Resultados

"Temos a missão de executar a política de Assistência Social e obtivemos resultados grandiosos em 2019", reconhece a subsecretária de Proteção Social Especial, Anabel Araújo Gomes Pereira.

"Foi um ano de muita luta, muita batalha e dedicação por todas as equipes. Estamos colhendo os frutos de todos os nossos trabalhos e empenho. A equipe da Semas está muito mais unida para em 2020 trazer mais resultados positivos", ponderou a secretária municipal de Assistência Social, Iohana Kroehling.(Com informações da Prefeitura de Vitória)