ECONOMIA NACIONAL

Petrobras registra tombo na produção em setembro

Queda de 8,7% no terceiro trimestre do ano.

Em 27/10/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Divulgação

 A produção de petróleo da Petrobras no Brasil somou 1,88 milhão de barris por dia em setembro, em média, redução de 13 por cento ante o mesmo período do ano passado, o que colaborou para uma queda no terceiro trimestre de 8,7 por cento na extração total, incluindo gás e operações no exterior.

A Petrobras informou ainda nesta sexta-feira que a produção de petróleo no Brasil em setembro caiu 2 por cento sobre agosto, devido principalmente a paradas para manutenção das plataformas P-57, no campo de Jubarte, e P-52, no campo de Roncador, ambas localizadas na Bacia de Campos.

Nos meses anteriores, a estatal também vinha registrando quedas na extração de petróleo. Em agosto, por exemplo, verificou um tombo devido a paradas para manutenção em plataformas no campo de Lula, o maior do país, no pré-sal da Bacia de Santos. Houve ainda paradas para manutenção em outras unidades da Bacia de Campos.

A companhia não explicou o motivo do recuo acentuado em relação a 2017, quando a extração da petroleira teve um forte crescimento, com o amadurecimento de investimentos no pré-sal. Mas no primeiro semestre, disse anteriormente a empresa, pesaram na extração desinvestimentos realizados nos campos de Lapa e Roncador, além do declínio natural de produção em alguns campos.

Com o volume produzido no acumulado do ano até setembro, a produção média de petróleo da Petrobras no Brasil, que responde pela maior parte do bombeamento da estatal, ficou em 2 milhões de barris/dia, abaixo da meta para o ano, de 2,1 milhões de barris/dia.