TEMAS GERAIS

PM segue parada no ES e secretário diz que negociação perde sentido.

A força policial não foi para as ruas e a mesa de negociações perde sentido, disse Julio Pompeu.

Em 10/02/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O secretário de Direitos Humanos do Espírito Santo, Julio Pompeu, disse que o prazo para os policiais militares aceitarem a proposta do governo terminou às 6h desta sexta-feira (10). Com isso, segundo ele, a mesa de negociações com as lideranças do movimento "perde sentido". O estado está sem PMs nas ruas desde sábado (4), o que desencadeou uma onda de violência que deixou 113 mortos. Escolas, postos de saúde e ônibus seguem sem funcionar na Grande Vitória e em outrsa cidades.

O prazo para que os PMs aceitassem a proposta do governo foi estabelecido depois de uma reunião entre o governo e representantes dos movimentos que durou mais de 10 horas e terminou na madrugada desta sexta-feira (10). Não houve acordo, mas o governo manteve sua proposta em aberto até às 6h.

"Precisávamos do prazo para saber se nos quarteis vão aceitar a proposta e vão voltar às ruas. Chegamos às 6h, a força policial não foi para as ruas, ou seja, não aceitaram nossa proposta, a mesa de negociações perde sentido", afirmou Julio Pompeu, em entrevista ao Bom Dia ES.

Agora, caberá às Forças Armadas, que assumiram o comando da segurança pública no estado, dedicir as "medidas necessárias" tomar para "o restabelecimento da lei e da ordem", afirmou Pompeu.

"Essas medidas dependem de avaliação caso a caso, do comando militar, das forças de segurança, que estão no comando da segurança pública, que aqui está com o general do Exército" disse.

Ainda com a sensação de insegurança nas cidades, parte dos serviços básicos continuam parados. Os ônibus não vão circular na Grande Vitória, aulas continuam suspensas e apenas alguns lojistas decidiram que vão abrir as portas ou funcionar em horário especial.

Desde a madrugada, os manifestantes fecharam as ruas próximo ao quartel de Maruípe, em Vitória, e informaram que não iriam deixar o local.

Segundo o secretário de Direitos Humanos, a negociação foi difícil. "Nós estamos ainda envolvidos numa negociação que é muito difícil, porque de um lado, como nós vimos, nós temos as associações dos policiais militares que são representantes legítimos da categoria, diante de um movimento que não foram eles que iniciaram, e de outro lado nós temos esposas num movimento difuso, em que ninguém se apresenta como liderança, especialmente quando é para parar o movimento. Essa é a dificuldade para encontrar interlocutores seguros", disse Julio Pompeu.

Veja o que funciona nesta sexta-feira:

Sistema Transcol
De acordo com o Sindirodoviários, nenhum ônibus deixará as garagens hoje.

Entidades empresariais
Fecomércio, CDL Vitória e Sindilojistas: A orientação é para que os lojistas abram gradativamente seus comércios, caso as circunstâncias de segurança permitam.

Federação da Indústria (Findes)Não funciona nesta sexta-feira

Supermercados 
Segundo a Associação Capixaba de Supermercados (Acaps), a decisão de abrir ou não é definida por cada supermercado. No entanto, a recomendação é que todas as redes voltem a funcionar, conforme as condições de segurança. Em comunicado, a Fecomércio garantiu que não faltará mercadorias nos supermercados do estado.

Correios
Estarão abertas apenas as Agências de Correios do Shopping Norte Sul e do Shopping Praia da Costa, na Grande Vitória. Parte das Agências de Correios do interior do estado estará fechada. Os Correios informam que a distribuição postal está ocorrendo em regime de contingência em função da falta de segurança e de transporte público. Os municípios não afetados pela insegurança estão sendo atendidos normalmente com distribuição postal.

Postos
O Sindipostos-ES orienta que os postos de combustíveis paralisarem suas atividades até que tudo se normalize. Mas, segundo a entidade, a decisão de paralisar as atividades caberá individualmente a cada revendedor.

Aeroporto de Vitória
Mantém suas atividades normais, com voos em horários previstos.

Bancos
Banestes: O atendimento está sendo realizado de forma parcial, somente com a presença ostensiva da vigilância privada.

Banco do Brasil: Não há definição sobre a abertura das agências nesta sexta-feira.

Itaú Unibanco: Não há definição para hoje. Na quinta-feira, as agências não abriram

Santander: Não há definição.

Caixa Econômica: Agências estarão fechadas aguardando as condições de segurança pública para retomada dos seus serviços

Sicoob: O Sicoob aguarda o desfecho do movimento dos policiais militares e o restabelecimento dos transportes públicos para decidir o funcionamento das agências nesta sexta-feira.

Rodosol
Fechou as cabines de cobrança dos pedágios da Terceira Ponte e Guarapari quinta às 18h e reabriu sexta às 6h.

Shoppings
Shopping Vitória: O funcionamento das lojas, estandes e praça de alimentação continuará facultativo nesta sexta-feira, das 10h às 16h.

Shopping Jardins: Trabalhará em horário especial, das 10h às 18 h, com todas as lojas abertas e cinema conforme programação no site. Para isso o estabelecimento conta com sua segurança reforçada para garantir a proteção de seus clientes e colaboradores.

Shopping Vila Velha: Funcionará em horário especial e facultativo. Áreas de alimentação e lazer estarão abertas das 10h às 18h e o Carrefour das 10h às 20h

Shoppings Mestre Álvaro, Moxuara, Montserrat e Praia da Costa: Para os Shoppings da Sá Cavalcante, o horário de funcionamento será facultativo das 10h às 16h. O Grupo ressalta que, aos poucos, o movimento de pessoas vem sendo restabelecido.

Shopping Boulevard Vila Velha: Manterá o horário normal, das 10h as 22h, com funcionamento facultativo para as lojas. Entretanto, caso se avalie que ainda há riscos para o trabalhador, irá fechar mais cedo.

Shopping Norte Sul: As lojas e Praça de Alimentação vão funcionar de 11h até as 17h.

Lojas de Rua
Lojas de centros comerciais como Laranjeiras, Campo Grande e Centro de Vitória devem reabrir gradativamente, conforme as condições de segurança. Esta é a recomendação é das entidades ligadas ao comércio. As lojas do Polo Moda Glória, em Vila Velha, novamente abrirão das 9h às 15h.

Órgãos públicos

Fóruns da Grande Vitória: O expediente está suspenso nesta sexta-feira.

MPF/ES: O expediente está suspenso nesta sexta-feira.

Ministério Público (MPES): funcionará em esquema de plantão em todo o estado, de 12h às 18 horas.

Tribunal de Justiça (TJ-ES): Não haverá expediente nesta sexta-feira.

Tribunal Regional do Trabalho (TRT-ES): Não haverá expediente nesta sexta-feira.

Assembleia Legislativa (Ales): Não haverá expediente.

Escolas com aulas suspensas

Rede estadual: As aulas nas escolas da região metropolitana estão suspensas. Nos municípios do interior, as atividades letivas estão mantidas, com exceção de algumas unidades

Ifes: Funcionarão normalmente os campi: Alegre; Centro-Serrano; Ibatiba; Montanha; Nova Venécia (as atividades serão encerradas às 17h50); Venda Nova do Imigrante;

Campi sem aulas mas com atividades administrativas: Aracruz e Barra de São Francisco.

Atividades suspensas na sexta-feira (10) e no sábado (11): Cachoeiro de Itapemirim (a Coordenadoria de Registro Acadêmico irá funcionar das 7h às 13h); Cariacica; Guarapari; Itapina; Linhares; Piúma; São Mateus; Serra; Viana; Reitoria

Campi com atividades suspensas por tempo indeterminado: Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor); Colatina; Santa Teresa; Vila Velha; Vitória

Ufes: Alegre volta às aulas. A suspensão das aulas permanece mantida para os campi de Goiabeiras, Maruípe e São Mateus, além dos 27 polos de apoio presencial de educação a distância. Na manhã desta sexta-feira (10), haverá uma reunião na Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), tendo como pauta os procedimentos para manutenção ou adiamento do calendário de matrículas presenciais dos estudantes pré-matriculados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Ao final da reunião, um comunicado oficial será emitido.

UVV: aulas suspensas

Emescam: aulas suspensas

Unesc: aulas suspensas

Leonardo da Vinci: aulas suspensas

Darwin: aulas suspensas

Sesi:/ Senai: aulas suspensas nesta sexta-feira. . As aulas de reforço para o Enem, que acontecem aos sábados, também estão suspensas

UP Centro Educacional: aulas suspensas

Prefeituras

Vitória: O expediente em todas as repartições municipais continuará suspenso. Com isso, não funcionarão escolas municipais, unidades de saúde e parques. Apenas as atividades da Guarda Municipal e essenciais de limpeza continuam mantidas.

Vila Velha: As escolas continuam com as aulas suspensas e o atendimento em saúde será concentrado no Pronto Atendimento da Glória. A coleta de lixo também ficou prejudicada. Por outro lado, as feiras livres continuam ocorrendo nos bairros e a Ouvidoria Municipal está atendendo, por telefone, das 8 horas às 18h.

A Ouvidoria Municipal está funcionando normalmente, das 8 horas às 18h. Pelo telefone 0800-283-9059 o cidadão obtém informações sobre o funcionamento dos serviços.

A Secretaria de Assistência Social de Vila Velha manterá um plantão especial para atender os munícipes que necessitem do auxílio-funeral. O atendimento é realizado por plantão telefônico: 9.9717-0868.

Serra: A Prefeitura da Serra suspendeu novamente o expediente. Com isso, todas as escolas e unidades de saúde não funcionarão, assim como demais serviços. Os atendimentos de urgência e emergência vão ocorrer apenas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Carapina e na maternidade da cidade. Sobre a vacinação da febre amarela, a equipe da Saúde vai se reunir para definir a lista de postos que vão oferecer a vacina, assim que voltar às atividades.

Cariacica: Todas as atividades estão suspensas. Assim, as escolas da rede municipal, as unidades de saúde e o Pronto Atendimento do Trevo de Alto Lage não funcionarão. Serviços, como a coleta domiciliar de lixo e a vacinação contra a febre amarela, foram prejudicados pois as equipes de trabalho não puderam ter acesso aos locais de atuação.

Hospitais

Rede Estadual: A secretaria de Saúde informou que os atendimentos ocorrerão normalmente

Unimed: Continuará trabalhando com horário diferenciado hoje.

Hospital Unimed, Hospital-Dia e Maternidade Unimed e pronto-socorros: somente urgência e emergência

Unidade Ambulatorial Hospital Unimed: fechada. Procurar Hospital Unimed

Unidade Ambulatorial de Aracruz: 9h às 17h

Unimed Diagnóstico: Fechado. Urgência procurar o Hospital Unimed

Unimed Oncologia: 9h às 17h

Viver Bem: Fechado

Unimed Personal: Fechado

Centro de Especialidades, Espaço do Cliente e Lojas de Atendimento: Fechados.

Metropolitano: Os pacientes internados e aqueles que precisarem de assistência no Pronto-Socorro serão atendidos. As cirurgias de urgência também vão ser realizadas.

Já as atividades eletivas, como cirurgias programadas, consultas e exames agendados, e as funções administrativas estão suspensas.

HUCAM: Permanece atendendo apenas urgências e emergências. A maternidade está fechada por superlotação.

Santa Rita de Cássia: O quadro de empregados está reduzido, mas todas as áreas assistenciais/emergenciais e de apoio funcionando. Exames eletivos e cirurgias eletivas estão sendo reagendados. As equipes de urgência e emergência do Centro Cirúrgico, assim como do Diagnóstico e Pronto -Socorro estão presentes. O Ambulatório, a Radioterapia e a Quimioterapia estão funcionando.

Do g1-ES