CIDADE

PMV: Assistência Social firma parceria com agricultura familiar

Assistência Social de Vitória firma parceria para aquisição de produtos da agricultura familiar. 

Em 12/04/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Carlos Antolini/PMV

Para a gerente de Segurança Alimentar e Nutricional da Semas, Roseane Fernandes, essa parceria contribuirá para a fortalecimento das famílias do campo e o reconhecimento do valor e importância dos produtos e de sua qualidade, valorando os pequenos agricultores.

Segurança alimentar e nutricional é coisa séria e um direito de todas as pessoas. Por isso, a Secretaria de Assistência Social (Semas) da capital, por meio da Gerência de Segurança Alimentar e Nutricional (GSAN), e o Banco de Alimentos Hebert de Souza, deu mais um passo para garantir a aplicação de recursos para aquisição de produtos da agricultura familiar. 

 Na última terça-feira (4), a equipe da Gsan se reuniu com o presidente da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), Darli José Schaefer, para fortalecimento da parceria campo e cidade. O resultado dessa reunião será percebido pelos usuários dos equipamentos da Semas a partir do próximo mês , quando os cardápios passam a contar com produtos da agricultura familiar.

Na avaliação dele, a parceria é muito importante para que seja possível trazer os produtos dos agricultores familiares, das cooperativas até os consumidores da cidade.

"O que fortalece a agricultura familiar é o consumidor saber que o que consome são artigos produzidos com muito amor", destacou Darli.

Para a gerente de Segurança Alimentar e Nutricional da Semas, Roseane Fernandes, essa parceria contribuirá para a fortalecimento das famílias do campo e o reconhecimento do valor e importância dos produtos e de sua qualidade, valorando os pequenos agricultores.

"Essa é uma iniciativa pioneira na cidade que vai fazer muita diferença para quem produz e para quem consome", aposta ela.

Roseane é ainda mais enfática:

"Precisamos fortalecer o campo para cidade se alimentar. Quem alimenta a cidade é o campo. Quanto mais recursos públicos são investidos na agricultura familiar, mais qualidade e saúde a população vai ter", defende a gerente. 

"A valorização da agricultura familiar foi uma iniciativa da GSAN e da Gerência dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (GSC), gerência esta pioneira na implantação deste critério no Termo de Colaboração para adquirir tais produtos. Ações gerenciais como esta contribui diretamente para o incentivo de várias formas de construir a sustentabilidade da economia local de seus fornecedores; assegurar alimentos mais limpos e sadios nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV); promover a segurança alimentar e nutricional", comentou a gerente dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Cristina Silva.

A secretária de Assistência Social, Cinthya Schulz, fez questão de destacar que a Semana empre busca o que é melhor para seus usuários.

"Poder melhorar os alimentos ofertados e contribuir para a agricultura familiar é algo que desejamos que se torne uma prática. A Assistência Social junto com a Segurança Alimentar e Nutricional fazem diferença na vida das pessoas", afirmou. (Secom/PMV)

Leia também:

Prefeito de Aracruz discute segurança com comunidade escolar
Guarda de Vitoria faz ação preventiva de acidentes de trânsito
Vila Velha: oportunidades de desenvolvimento para zona rural
Prefeitura de Anchieta vai reforçar a segurança nas escolas 
Unidade de Saúde de Coutinho será reformada e ampliada
Prefeitura vai reforçar segurança nas escolas de Linhares
Trânsito será interditado durante romarias da Festa da Penha
PMM convoca equipe para ampliação de segurança em escolas
Nova Venécia, entra para Mapa do Turismo Estadual e Nacional
Prefeitura de São Mateus reforça segurança nas escolas
Vila Velha: Ecoponto de recicláveis é inaugurado em Jabaeté

TAGS:
VITÓRIA | SEGURANÇA ALIMENTAR | SEMAS | AGRICULTURA FAMILIAR | PRODUTOS