CIDADE

Poda de raízes de árvores é feita periodicamente

Manutenção contínua consiste na poda das raízes e das copas das árvores.

Em 25/10/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação Semmam

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) realiza, periodicamente, o monitoramento e a manutenção das árvores situadas em todas as regiões da cidade para a poda das raízes e copas, entre outras ações, proporcionando a adequação do sistema de arborização às características da área urbana.

O crescimento das raízes das árvores urbanas e suas interferências em novas construções ou reformas provocam danos ao patrimônio, sendo necessária a poda da raiz, cujo trabalho denomina-se "área livre", que consiste no espaço permeável ao redor da base do tronco do vegetal necessário para seu livre desenvolvimento.

A interferência do crescimento das raízes de exemplares arbóreos pode ocorrer, muitas vezes, em decorrência da escolha inadequada de espécies para o local ou devido ao plantio em ambientes que não foram projetados para receber árvores. Por isso, se o serviço não for executado, as raízes podem causar elevação de pavimentos, muros, equipamentos urbanos e construções em geral.

A confecção da área livre constitui, portanto, na remoção do pavimento ao redor da árvore, análise das raízes, poda radicial (quando possível) e acerto da calçada danificada pelo exemplar.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain, o serviço é feito mediante avaliação prévia da equipe técnica da Gerência de Áreas Verdes, levando-se em consideração a segurança das pessoas e propriedades e, ao mesmo tempo, preservando as características de cada espécie arbórea que recebe esse trabalho.

Para execução do serviço, a Semmam segue as diretrizes e os procedimentos técnicos previstos no Plano Diretor de Arborização (PDA), por meio do decreto n° 17.699/2019, e demais legislações pertinentes, especialmente a lei municipal n°. 8.696/2014, que dispõe sobre o uso e a gestão da arborização urbana e das áreas verdes de uso público em Vitória.

LEIA TAMBÉM

Nova avenida Vitória: Guarda Municipal orienta trânsito na região

Agentes de trânsito da Guarda Municipal estão atuando diariamente na orientação do tráfego no entorno das obras da nova avenida Vitória, que começaram na última terça-feira (22).

Por causa das interdições em trechos da pista de rolagem, em alguns pontos as faixas foram reduzidas de três para duas. A fim de organizar o trânsito e orientar motoristas, os agentes sinalizam a área e indicam os desvios que devem ser feitos, a fim de evitar acidentes e outras ocorrências.

“Desde o início da intervenção, os agentes de trânsito observaram se a sinalização das interdições estava em conformidade com o Código de Trânsito Brasileiro e atuam no local para orientar motoristas”, disse o secretário de Segurança Urbana de Vitória, Fronzio Calheira.

Inicialmente, as intervenções acontecem simultaneamente em dois trechos, concentrando-se em frente ao Conselho Regional de Contabilidade (CRC), sentido avenida César Hilal, e na altura da praça de Jucutuquara, ao lado do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

A obra prevê recapeamento asfáltico de toda a avenida Vitória, que também ganhará uma ciclovia no canteiro central e microdrenagem.